O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Francine Milena Kussler, Susana Margarita Speroni

Resumo


O ensino e a aprendizagem, em Ciências, nos anos iniciais, contribuem para que o aluno amplie o conhecimento do mundo e de si mesmo. Hoje em dia, a busca pelo conhecimento ocorre através da construção de saberes entre professores e os alunos, como uma troca de experiências, em que os dois têm a ensinar e a aprender. A construção do conhecimento ocorre a partir dos saberes que já adquirimos, são os conhecimentos prévios que os estudantes trazem à escola e são investigados pelo professor, que, aos poucos, vai introduzindo novos conteúdos e geram mais dúvidas e novas descobertas. A partir dessa compreensão, o presente estudo busca identificar formas metodológicas e de organização curricular que desenvolvem as aulas de Ciências nos Anos Iniciais da Educação Básica, a partir de inovações no ensino e aprendizagem. Além disso, procura problematizar a qualificação do ensino, e compreender qual o modo de ensino que proporciona mais aprendizagem para as crianças. O estudo original caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e interpretativa, aliando os conhecimentos prévios com os obtidos pelos estudos teóricos decorrentes da elaboração da base teórica. A busca de informações foi realizada a partir de seis entrevistas, que incluem três professoras: duas que atuam nas redes públicas (municipal e estadual) e uma na rede privada. E, com três alunos, com idades entre oito e doze anos. As entrevistas semiestruturadas foram feitas por vídeo chamadas e/ou de forma presencial na casa de alguns dos entrevistados. Nesse caso, as respostas foram registradas de forma escrita. Por meio de uma revisão bibliográfica, busquei a materialidade da pesquisa com base em diversos autores. Busquei compreender qual a melhor maneira de ensinar ciências, investigando os conhecimentos prévios dos alunos e construindo os saberes junto com eles. Também analisei o que dizia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a metodologia para o ensino de ciências e a importância da alfabetização científica, que é alcançada através da observação, investigação, experimentações e práticas. Na BNCC (BRASIL, 2017), a investigação é um elemento central para a formação dos alunos, propondo que eles possam pensar as suas experiências, vivências, solucionar problemas, analisar, representar, comunicar-se e intervir, obtendo resultados e descobertas sobre determinado assunto. A realização de práticas nas aulas de ciências contribui para o entendimento dos alunos, podendo ser usadas a qualquer momento durante a aula, tirando os alunos da rotina. Isto motiva-os a quererem descobrir mais e irem atrás de novos conhecimentos, tendo em vista que o ensinar não significa apenas teoria, e pode ser feito de maneira prática, que gera bons resultados com as crianças. Para concluir, nas entrevistas com professoras e alunos, comparei como é realizado a prática nas escolas e qual o retorno dos alunos, percebendo as diferenças e semelhanças entre o que foi dito por professores e alunos e o que estava escrito nos referenciais teóricos.

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ISSN 2764-2135