INCENTIVO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE APLICATIVO MOBILE

Thiago Pereira de Oliveira, Dra. Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


Tem-se feito necessário, na sociedade, o emprego de tecnologias para todas as frentes de estudo, trabalho e lazer. Sendo assim, é necessário capacitar as pessoas a utilizar essas tecnologias e a desenvolver novos sistemas. Para isso, é essencial desenvolver o pensamento computacional desde a Educação Infantil. Tem sido desenvolvidas, desde 1960, múltiplas linguagens de programação e ambientes com a intenção de aumentar a acessibilidade das pessoas à programação, aprimorando o convívio com o mundo da tecnologia. Estudantes novatos apresentam dificuldades em aprender certos conceitos de programação, criando assim um certo desinteresse. Os benefícios deste contexto para as crianças já foram referidos em diversas pesquisas sobre o aprendizado de programação. É considerado essencial para profissionais qualificados no século XXI a capacidade de comunicar-se com computadores. Para auxiliar neste contexto, uma das ferramentas utilizadas são ambientes digitais que permitem o aprendizado, simplificando a programação, porém aplicativos de celular ainda são pouco explorados para esta finalidade. O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente mobile para introduzir noções de programação para crianças da Educação Infantil, período anterior à alfabetização, avançando nas estratégias de ensinar programação para crianças. São utilizados dois métodos para auxiliar no aprendizado de programação, sendo que este aplicativo utiliza de alteração de código escrito para elementos visuais para representar os comandos de programação. Este trabalho também visa melhorar o aprendizado de Computação de futuras gerações, criar um ambiente seguro de estudo para crianças e capacitar futuros trabalhadores no uso de tecnologias atuais e a serem desenvolvidas. Para desenvolver este trabalho, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico, aprofundando os conhecimentos sobre áreas relacionadas ao trabalho, será, então, desenvolvida uma ferramenta mobile, para auxiliar crianças em idade de Educação Infantil a desenvolverem o Pensamento Computacional. Uma vez que a ferramenta esteja desenvolvida será realizada a coleta de dados e validação através da observação e do diálogo com a criança e um questionário a ser respondido, avaliando o desenvolvimento do conhecimento. Através dos estudos realizados, foi possível perceber que o Pensamento Computacional é amplamente aceito como necessário para a programação e para outras áreas, podendo ser desenvolvido desde a Educação Infantil e de diversas formas, com diversas ferramentas específicas para esta faixa etária. Uma nova ferramenta mobile é útil, pois, atualmente, há poucos aplicativos encontrados com a finalidade do ensino de programação para crianças em idade anterior à alfabetização, mesmo com os aplicativos sendo comuns à vida das pessoas desde criança. Visa-se então que este trabalho possa contribuir com a área de Educação em Computação, possa ser apreciado pelas crianças e desenvolva habilidades do Pensamento Computacional, aumento o acesso e a compreensão destes conhecimentos.


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ISSN 2764-2135