ADENTRANDO O LABIRINTO: UMA EXPLORAÇÃO DE HOUSE OF LEAVES.

Gabriel Zitzke Storniolo, Ana Cláudia Munari Domingos

Resumo


Na escrita de ficção, a figura do narrador talvez seja a presença mais importante na construção de uma obra, sobretudo na literatura contemporânea, com os diversos experimentos e técnicas utilizados pelos escritores. Apesar dos vários estudos nessa área, há sempre espaço para a originalidade e para a pesquisa. Com as transformações culturais e a diversidade de formas narrativas, é de se imaginar que autores modernos se utilizem de estratégias narrativas incomuns, e mesmo as narrativas em livro impresso podem surpreender os leitores na sua forma. Diversas obras contemporâneas têm subvertido as expectativas que o leitor tem de um narrador comum. A obra a ser analisada neste trabalho de pesquisa é House of Leaves, do escritor norte-americano Mark Z. Danielewski, publicada em 2000. A história constrói-se a partir de quatro narradores diferentes, que se misturam ao longo da narração, sendo eles o objeto de estudo. Esses quatro narradores interagem entre si, criando uma espécie de ?camada narrativa?, com cada nível tendo sua própria fábula e personagens e seus próprios modos de narrar. O objetivo deste estudo, integrado à pesquisa em intermidialidade,é compreender o funcionamento da narração, através de uma análise das estratégias de escrita, entendida aqui em seu aspecto formal. Entre essas estratégias, destacamos o uso de diferentes fontes, signos gráficos e mapas, através dos quais é possível identificar as intenções de Danielewski, autor da obra, de se utilizar do livro ? objeto físico ? para erigir a fábula da obra, propondo mudanças na forma da escrita de acordo com cada espaço diegético ou nível narrativo: diferentes fontes para a demarcação de narradores; um espaçamento cada vez maior ou menor entre as letras mostrando um aumento ou diminuição do espaço onde os personagens estão; utilização de cores simbolizando certos aspectos e objetos da fábula; entre outros. Nossa hipótese está em que a forma conduza a fábula através de uma escrita ergódica que imita os caminhos dos personagens e narradores. Para este trabalho, primeiramente, será necessária a definição do que seja entendido como narrador na ficção romanesca e como essa ideia é subvertida dentro de House of Leaves, para então analisar a construção desses narradores e como eles servem para a leitura da história em sua complexidade formal, como um exercício de decodificação e decifração da ?escritura?. Devido à maneira como esses narradores são construídos na obra, também será necessária a compreensão de outros aspectos da ficção, como de níveis narrativos e de metalinguagem. Além disso, em vista de que esses recursos do romancista têm sentido na escrita e no uso de estratégias não verbais, será preciso evocar o conceito de multimodalidade, associando-a aos estudos em intermidialidade. Esse aporte teórico nos habilita a entender as relações entre o verbal e o não verbal e os modos como, em combinação, eles constroem a narrativa. O propósito é identificar estes narradores de House of Leaves a partir do modo como eles se apresentam ?visualmente? ao leitor.


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ISSN 2764-2135