INCLUSÃO EDUCACIONAL: DEFICIÊNCIA FÍSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Camila Rusch de Oliveira, Cleidi Lovatto Pires

Resumo


INCLUSÃO EDUCACIONAL: DEFICIÊNCIA FÍSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVA

 

A presente pesquisa de cunho monográfico, desenvolvida na graduação, está voltada ao estudo sobre a inclusão educacional das pessoas com deficiência física e ao uso das tecnologias assistivas. Traz uma discussão sobre o uso das tecnologias assistivas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, que durante tantos anos foi vista de forma depreciativa. Neste estudo busco trazer um conjunto de proposições para melhor compreender o tema em questão, apresentando também os paradigmas que influenciam as relações escolares com a inclusão escolar. O objetivo geral desta pesquisa foi ?Discutir como ocorre a inclusão escolar da pessoa com deficiência física diante das principais estratégias metodológicas pautadas por tecnologias assistivas?. Para a investigação frente aos objetivos, utilizei de uma metodologia de cunho bibliográfico, em que busquei autores que problematizassem o assunto em questão. Como apontamentos finais da pesquisa destaco o quão necessário foram as lutas para a inclusão das pessoas com deficiência. Na escola, em muitos casos, a criança com deficiência apenas faz parte da turma, não tendo seus direitos assegurados, como por exemplo, enquanto o educador explica uma atividade matemática oferece a criança com deficiência apenas um desenho para colorir. É preciso que o educador busque se especializar com habilidades e materiais que oportunizem ao aluno com deficiência realizar atividades no contexto da sala de aula comum de ensino. As tecnologias estão diariamente inseridas no cotidiano da maioria da população, desde o simples uso de um relógio digital até o uso de um computador de última geração. Dessa forma, posso destacar que o uso das tecnologias assistivas como amparo, são mecanismos fundamentais de acesso das pessoas com deficiência ao mundo digital e a facilitação para suas atividades rotineiras. Com base na pesquisa, portanto, é possível perceber que o mundo, a partir do uso das tecnologias teve grandes evoluções. Dessa forma, posso sublinhar que as tecnologias trouxeram uma forma de aperfeiçoamento dos recursos para as pessoas com deficiência física, pois com o uso das tecnologias elas se desenvolvem e constroem sua individualidade e autonomia.  As evoluções, em relação à tecnologia, tentam tornar a vida cotidiana mais acessível e prática, facilitando as ações que, muitas vezes, eram difíceis de serem realizadas por uma pessoa com deficiência física,  como exemplo a escrita, que, para uma pessoa que tem dificuldade de utilizar um lápis, o engrossador auxilia para o manuseio do objeto.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Deficiência Física. Tecnologias Assistivas. 


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ISSN 2764-2135