DESAFIOS DA PANDEMIA NA ROTINA DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA/UNISC: BUSCANDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Bruna Feron, Luiza Nardini, Eduarda Limberger, Helena Manzke de Oliveira, Beatriz Baldo Marques, Estela Maris Gassen Gonçalves

Resumo


Introdução: No Brasil, há poucas décadas, começaram a ser utilizados recursos tecnológicos como o ambiente virtual de sala de aula, porém o que muitos não esperavam era que esse modelo de ensino fosse adotado tão rapidamente. Assim como as demais disciplinas/estágios do curso de odontologia da UNISC, o estágio de saúde coletiva sempre teve o caráter de capacitar o aluno para a área preventiva e prepará-lo para as demandas odontológicas. Contudo, as aulas presenciais foram suspensas e apenas o ensino remoto ficou ao alcance das professoras e acadêmicos. Nesse novo modelo, a saúde coletiva aprofundou-se ainda mais nos conteúdos, sendo feitos planejamentos detalhados até a produção de material educativo. Objetivo: Apresentar a experiência com as aulas remotas no estágio de saúde coletiva, com as quais se obteve o mesmo aproveitamento das aulas presenciais. Metodologia: Este trabalho se caracteriza como um estudo de abordagem qualitativa e descritiva, visando uma mudança no cotidiano do acadêmico e do professor do Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Os sujeitos do estudo foram os estudantes de odontologia do quinto semestre, os quais tiveram as aulas presenciais comprometidas pela pandemia da COVID-19. Frente a isso, os professores elaboraram um planejamento, adequando a disciplina e tornando-a mais leve. A capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) foi uma das tarefas realizadas ao longo do período. Nessa atividade, foram elencados diversos agravos em saúde bucal para os estudantes elaborarem material sobre promoção de saúde e prevenção das doenças. Este grupo ficou responsável pelas lesões. Com o título ?PREVINA-SE DAS LESÕES DE TECIDO MOLE DA BOCA? elaborou-se slides, folhetos de como prevenir a doença, os fatores de risco e a importância do auto-exame. O material foi enviado para a Coordenação da Atenção Básica que enviou para as ACS. Principais Resultados: Devido a qualificação e organização das professoras, os acadêmicos obtiveram ótimos resultados. Os trabalhos foram realizados através da plataforma Google Meet, em chamadas de vídeo, com os participantes dos grupos de atividade para a preparação e elaboração das tarefas propostas em aula. Na atividade com as ACS, foram preparados folhetos explicativos e slides, de fácil linguagem e entendimento, o que aproximou os graduandos de odontologia e o serviço de saúde. Pelo retorno da gestão da Atenção Básica, o material contribuiu para ampliar os conhecimentos das ACS e também foi exposto na sala de espera das Unidades Básicas de Saúde para a comunidade ter acesso às informações. Conclusões do trabalho: Durante este semestre atípico, os estudantes necessitaram adaptar-se à nova rotina de estudos encontrando desafios e dificuldades. No entanto, obtiveram bons resultados frente às condições existentes. Apesar de ter sido um semestre desafiador para todos, as experiências vividas através de pesquisas virtuais de cada aluno em sua cidade, possibilitaram uma amplitude de conhecimento de seu contexto social. Assim, o aproveitamento da disciplina foi satisfatório, agregando novos conhecimentos e diferentes percepções de vida.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135