DIVULGAÇÃO DA AGROECOLOGIA NO VALE DO RIO PARDO/RS
Resumo
No segundo semestre de 2020, iniciou um subprojeto relacionado ao projeto de extensão Assessoria de Comunicação ao Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), com o objetivo de ?dar vez e voz? a um grupo de agricultores familiares ecologistas da região do Vale do Rio Pardo. O projeto consiste no registro em audiovisual da memória sobre o saber-fazer de agricultores de Santa Cruz do Sul, que há anos produzem sem agrotóxicos e adubos químicos e foram, para isso, desenvolvendo manejos adequados ao clima e solo da região para a produção de hortigranjeiros. Além do registro, um segundo objetivo é publicizar estes vídeos por meio de um canal próprio no Youtube, com vistas a alcançar interessados na produção ecológica e sociedade em geral, além de depositar este acervo de memória no canal, que funcionaria, também, como um repositório desta parte da história da Agroecologia da região. Com a ascensão e expansão das tecnologias digitais de produção e difusão de dados e informações (câmeras, máquinas fotográficas, celulares e computadores etc e internet), cresceram, exponencialmente, as possibilidades de visibilidade mediada dos diferentes grupos sociais, inclusive os menos capitalizados ou não hegemônicos, como é o caso dos agricultores familiares. Até o final dos anos 2000, a presença da agricultura de pequeno porte na mídia ocorria nos meios tradicionais (programas de TV cujo expoente é o Globo Rural, Rede Globo), subordinados às pautas e angulações definidas por esses veículos de comunicação. No Brasil, com o advento das TIC, o ambiente democrático, a ampliação das políticas públicas de acesso ao ensino e de diminuição da brecha digital, além da ampliação do consumo, todos fatores crescentes até 2015, experimentou-se a ampliação dos canais da sociedade civil organizada se visibilizar. Dito isso, de agosto até o presente momento, o subprojeto articulou as seguintes ações: reuniões virtuais entre professora coordenadora do projeto, bolsista PUIC Voluntária, agrônomo doutorando em Desenvolvimento Regional e agricultor representante do grupo envolvido no projeto; definição das ações comunicacionais (num primeiro momento, a produção audiovisual e o canal no Youtube); definição do nome e formato do programa; definição das pautas do programa (de foco econômico, social, ambiental e técnico); capacitação dos integrantes do projeto (inclusive agricultores) em parceria com a Univates, para produção de audiovisuais com captação de imagens pelos agricultores. A respeito dos programas, os materiais terão sempre a participação dos agricultores/as, com falas e entrevistas, juntamente com imagens feitas em suas propriedades. Destaca-se que todas ações, até o momento, foram feitas de forma remota, com encontros pelo Google Meet, e que irá se iniciar a confecção do programa piloto ainda em 2020, a partir da capacitação dos agricultores para captação de imagens por eles, sem a necessidade da equipe estar nas propriedades rurais, realizando, anteriormente, o roteiro, e, posteriormente, a edição e disponibilização no canal a ser criado também em 2020. Além do canal, estuda-se, para 2021, a criação de páginas em redes sociais e a produção de relises para a imprensa tradicional da região, para potencializar a divulgação do canal, além da disponibilização dos materiais produzidos em canais públicos, como a UNISC TV.
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ISSN 2764-2135