CARTILHA PEDAGÓGICA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPORTÂNCIA DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PROFESSORES

Marieli Elena Müller, FRANCIELI ESTER MULLER, Ana Zoé Schilling

Resumo


INTRODUÇÃO: Primeiros Socorros são intervenções efetuadas a um indivíduo diante de situações que possam causar sofrimento ou risco de vida. Em ambiente escolar, as condutas iniciais das intercorrências em saúde são efetuadas pelos professores, o que justifica a importância do empoderamento da população em relação às técnicas de primeiros socorros. Logo, tal assunto integra as atividades que podem ser desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia que promove o vínculo e a comunicação entre as escolas e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), contribuindo para a formação integral dos estudantes, além de possibilitar a promoção, prevenção e atenção à saúde. OBJETIVO: descrever a importância de tecnologias educativas para atuação de professores em primeiros socorros no contexto escolar. METODOLOGIA: estudo qualitativo, de caráter descritivo exploratório, desenvolvido na disciplina Trabalho de Curso II, do 10º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Participaram da pesquisa 17 professores da rede municipal de ensino de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, selecionados a partir da amostragem intencional, pela Secretaria Municipal de Educação. A coleta de dados sucedeu-se em fevereiro de 2020, mediante a realização de grupo focal, que dispôs de um roteiro contendo questões abertas. As respostas foram gravadas e a ação contou com a participação de um animador e de um relator. O perfil pessoal e profissional dos sujeitos foi explorado mediante o preenchimento de um formulário contendo questões fechadas. Os dados foram analisados através do método de Análise Temática. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), através do parecer nº 3.725.338. RESULTADOS: Dentre os professores participantes da pesquisa, nenhum possuía formação na área da saúde, todavia, reconheciam a importância e a necessidade da autonomia e conhecimento frente às técnicas de primeiros socorros. Logo, quando questionados sobre a participação em treinamentos e/ou capacitações, apenas cinco dos sujeitos afirmam terem comparecido em cursos e disciplinas relativas à temática, principalmente durante a formação. Nessa perspectiva, foi construída e validada uma cartilha educativa para os professores, contendo o manejo correto sobre os principais incidentes que ocorrem em ambiente escolar de acordo com os relatados neste estudo, além dos mais frequentes denotados na literatura. Posteriormente, o material foi disponibilizado à Secretaria de Educação e, subsequentemente, será realizada uma ação educativa. CONCLUSÕES: diante dos aspectos abordados, percebe-se que os professores possuem grande probabilidade de testemunhar incidentes que necessitem de manejo sobre primeiros socorros em ambiente escolar, o que torna imprescindível o conhecimento para evitar complicações decorrentes de condutas incorretas e para obter um prognostico positivo. Nessa direção, o uso de tecnologias educativas, como cartilhas, são imprescindíveis à promoção da saúde, visto que são elaboradas de forma participativa e baseadas nas necessidades de conhecimento do público alvo, contribuindo ao desenvolvimento da autonomia dos sujeitos e para o estabelecimento de laços interativos na troca de saberes. Outrossim, essa estratégia pode ser concretizada através do PSE, uma vez que promove o vínculo e comunicação entre atenção básica e escolas.


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ISSN 2764-2135