ESCOLA, ALUNOS E PROFESSORES: UM CAMINHO PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL

Denise da Costa Dias Scheffer, Etyane Goulart Soares, Dieison Prestes da Silveira

Resumo


No campo educacional deve-se haver constantes debates e problematizações sobre a formação de professores, o processo de ensino e aprendizagem, bem como as vivências e experiências dos alunos. Sabe-se que na contemporaneidade há uma diversidade de saberes, portanto, os espaços educacionais se apresentam como um ambiente fértil para novos estudos e pesquisas, visando à busca por respostas e provocações às questões emergentes na sociedade. A educação, sendo uma importante ferramenta de intervenção social, deve permitir debates e provocações que inserem questões voltadas à história,  à política, à cultura, à economia, ao meio ambiente e à sociedade, visando auxiliar na formação tanto dos alunos, quanto dos professores, atentando para uma formação humana, crítica e reflexiva e que apresente significância para o contexto contemporâneo. Pensando nisso, o presente artigo busca discutir a importância da escola, dos professores e alunos para a construção de uma sociedade justa, igualitária e que questione as ideias hegemônicas, permitindo um novo olhar à economia, à política, ao meio ambiente, à cultura e à sociedade. A metodologia utilizada para este estudo consiste em uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de estudos em referenciais bibliográficos, como livros, capítulos de livros, artigos e periódicos. Dentro dos ambientes educacionais, alunos e professores devem trocar conhecimentos por meio do diálogo e de momentos interativos, tendo como eixo norteador, fatos e circunstâncias presentes na sociedade e que necessitam de debates. As desigualdades sociais, os problemas ambientais, a importância da ciência e o uso de Fake News são alguns temas que devem ser abordados dentro da sala de aula, pois fazem parte do cotidiano de alunos, professores e da comunidade em geral. Os professores devem instigar o pensar crítico e reflexivo de seus alunos, atentando para os assuntos que estão presentes nos mais variados meios de comunicação. Sempre que necessário, o professor deve conduzir a mediação do conhecimento, estimulando as trocas de saberes, vivências e experiências. As aulas devem pautar-se em temáticas que inserem a cultura, a economia, a política, o meio ambiente, bem como a sociedade, visto que esses assuntos apresentam correlações com fatos históricos e com a contemporaneidade, portanto, requerem debates constantes. Por meio dos debates, das trocas de saberes e dos momentos interativos os professores aperfeiçoam os seus saberes e se tornam sujeitos reflexivos quanto a sua ação pedagógica em sala de aula. Da mesma forma, os alunos adquirem condições para atuarem com responsabilidade no meio social, sendo atores sociais, criticizando as ideias hegemônicas, debatendo os temas emergentes e enfatizando a importância da ciência. Frente a isso, é importante observar a importância da escola, dos professores e dos alunos para a construção de uma sociedade libertadora que reflete sobre o modelo de desenvolvimento, sobre os problemas sociais e ambientais. Ainda, alunos e professores ao trocarem conhecimentos, produzem juntos o aprendizado, visto que todos os sujeitos apresentam saberes, oriundos de suas vivências e experiências na vida em sociedade.

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ISSN 2764-2135