ATIVIDADE PRÁTICA DE SAÚDE BUCAL COLETIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDANTE E PARA COMUNIDADE

Daniéli Daiani Schroeder, Adriele Padilha de Almeida, Eduarda da Silveira Borstmann, Beatriz Baldo Marques, Estela Maris Gassen Gonçalves

Resumo


Introdução: No campo da Saúde Coletiva, os estudos epidemiológicos representam um componente primordial para o diagnóstico das condições de saúde da população. A epidemiologia é o estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Dessa forma, dados confiáveis são obtidos através do levantamento epidemiológico com a finalidade de avaliar a necessidade de cuidados, de planejar programas preventivos e de elaborar planos de tratamento, de acordo com o princípio da equidade. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva em Odontologia III, onde foi realizada uma avaliação das condições de saúde bucal em uma escola estadual do município de Santa Cruz do Sul ? RS, com escolares de 6 a 17 anos. Essa é uma das ações previstas no âmbito do Programa Saúde da Escola (PSE). Metodologia: A avaliação foi realizada pelos acadêmicos do 6º semestre de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), de agosto a dezembro de 2019. Nesse período houve a realização de todos os passos preconizados para treinamento, padronização e calibração do uso de critérios de diagnóstico para a doença cárie. Foram utilizados os indicadores CPO-D (dentes cariados, perdidos e obturados) para dentes permanentes e ceo-d (dentes cariados, extraídos e obturados) para dentes decíduos, como referências para o preenchimento das fichas da condição de saúde bucal. Para a padronização e calibração do exame bucal, cada escolar foi examinado duas ou mais vezes, sendo cada uma delas realizada por acadêmicos diferentes. Os exames foram realizados em sala de aula com os examinados sentados em cadeiras escolares, com iluminação solar (próximo às janelas). Para o registro, utilizou-se a ficha de exame da OMS. Para os exames bucais de cárie dentária, foram utilizados espelhos bucais planos, gaze e sondas periodontais OMS (sonda ball point). Destaca-se que os instrumentos foram esterilizados na UNISC e que as normas de biossegurança foram seguidas. Resultados: Após a avaliação das fichas da condição de saúde bucal, verificou-se que dos 103 escolares avaliados, 63 apresentaram algum dente cariado e/ou restaurado. Conforme os dados obtidos a partir dos indicadores CPO-D e ceo-d, foram contabilizados 148 dentes decíduos e 75 dentes permanentes cariados, 3 dentes decíduos e 11 dentes permanentes perdidos pela doença cárie e 5 decíduos e 10 dentes permanentes obturados/restaurados devido a cárie. Conclusão: A cárie dentária é uma doença crônica comportamental, que infelizmente ainda se constitui como um problema de saúde pública no Brasil. Os resultados obtidos mostraram que os escolares avaliados apresentaram muitos dentes decíduos cariados. Os dentes permanentes, ainda que poucos em boca devido a idade, apresentavam cárie, agravando ainda mais a condição da saúde bucal. Sugere-se, então, uma intervenção efetiva, explicitando a importância da promoção, prevenção e proteção da saúde. Além disso, enquanto estudantes de Odontologia, as atividades realizadas na disciplina configuraram-se como uma experiência fundamental e única, onde as ações de pesquisa se mostraram de grande valia na busca de conhecimentos perante as condições de saúde bucal.  

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ISSN 2764-2135