ATIVIDADES PRÁTICAS COMO MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA
Resumo
Atividades Práticas como motivação para a aprendizagem da Geografia
Introdução: Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive. A disciplina prepara o estudante à compreensão do espaço geográfico, estudando as relações entre a sociedade e a natureza. É necessário introduzir, na sala de aula, um processo de reflexão sobre a contribuição da Geografia na vida cotidiana e de sua importância para uma análise crítica da realidade. Na busca de estratégias didáticas, destacam-se as atividades práticas como um relevante recurso didático, pois contribuem com a aprendizagem dos alunos e a construção de seus conhecimentos, deixando-os mais interessados pelas aulas de Geografia. Objetivos: este trabalho visa discutir e caracterizar a forma adequada de realizar atividades práticas diversificadas na contextualização da Geografia na sala de aula, a importância das aulas práticas como metodologia didática para facilitar e dinamizar a compreensão da Geografia nas escolas. Visa, ainda, analisar se, atualmente, há desafios ou dificuldades para a realização de atividades práticas pelos professores na Rede Pública. Metodologias: o projeto surgiu para enfatizar a importância das atividades práticas no processo ensino-aprendizagem, sendo elaborado a partir dos conceitos fornecidos pelo método construtivista, que acredita que, para que a construção do conhecimento aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar aprender a aprender, (FREIRE ,1996), o professor é um mediador do conhecimento que os alunos já têm em busca de novos conhecimentos, criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas, nas quais constroem suas sabedorias, assumindo um papel de mediador e facilitador na aprendizagem dos alunos. Principais resultados: neste trabalho, iniciou-se uma reflexão sobre a necessidade de romper com os métodos tradicionais de ensino da Geografia e a importância que as atividades práticas e os diferentes instrumentos de aprendizagem exercem na disciplina de Geografia. Para que, então, os alunos entendam a Geografia como uma ciência útil, importante e constante em suas vidas. Em seguida, foram apresentadas e discutidas algumas práticas didáticas que podem ser desenvolvidas com o uso de diferentes instrumentos de ensino. Também, a fim de investigar quais instrumentos metodológicos são mais utilizadas pelo professor (a) em sua prática docente, e, como estão sendo conduzidas e valorizadas essas práticas atualmente nas escolas, foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia da Rede Pública. Conclusão: as aulas práticas com instrumentos de aprendizagem, além de diminuir a monotonia da aula expositiva, também facilitam a aprendizagem e proporcionam a integração dos alunos em sala. Fica evidente, neste trabalho, a importância da escola de oferecer aos professores condições, materiais e apoio para que as aulas práticas sejam realizadas. Quando a limitação dos recursos didáticos ocorre, o professor deve utilizar os recursos disponíveis na escola e buscar novos instrumentos de aprendizagem, a fim de inovar o ensino da Geografia, despertar o interesse dos alunos e contribuir no seu desenvolvimento e formação.
Introdução: Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive. A disciplina prepara o estudante à compreensão do espaço geográfico, estudando as relações entre a sociedade e a natureza. É necessário introduzir, na sala de aula, um processo de reflexão sobre a contribuição da Geografia na vida cotidiana e de sua importância para uma análise crítica da realidade. Na busca de estratégias didáticas, destacam-se as atividades práticas como um relevante recurso didático, pois contribuem com a aprendizagem dos alunos e a construção de seus conhecimentos, deixando-os mais interessados pelas aulas de Geografia. Objetivos: este trabalho visa discutir e caracterizar a forma adequada de realizar atividades práticas diversificadas na contextualização da Geografia na sala de aula, a importância das aulas práticas como metodologia didática para facilitar e dinamizar a compreensão da Geografia nas escolas. Visa, ainda, analisar se, atualmente, há desafios ou dificuldades para a realização de atividades práticas pelos professores na Rede Pública. Metodologias: o projeto surgiu para enfatizar a importância das atividades práticas no processo ensino-aprendizagem, sendo elaborado a partir dos conceitos fornecidos pelo método construtivista, que acredita que, para que a construção do conhecimento aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar aprender a aprender, (FREIRE ,1996), o professor é um mediador do conhecimento que os alunos já têm em busca de novos conhecimentos, criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas, nas quais constroem suas sabedorias, assumindo um papel de mediador e facilitador na aprendizagem dos alunos. Principais resultados: neste trabalho, iniciou-se uma reflexão sobre a necessidade de romper com os métodos tradicionais de ensino da Geografia e a importância que as atividades práticas e os diferentes instrumentos de aprendizagem exercem na disciplina de Geografia. Para que, então, os alunos entendam a Geografia como uma ciência útil, importante e constante em suas vidas. Em seguida, foram apresentadas e discutidas algumas práticas didáticas que podem ser desenvolvidas com o uso de diferentes instrumentos de ensino. Também, a fim de investigar quais instrumentos metodológicos são mais utilizadas pelo professor (a) em sua prática docente, e, como estão sendo conduzidas e valorizadas essas práticas atualmente nas escolas, foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia da Rede Pública. Conclusão: as aulas práticas com instrumentos de aprendizagem, além de diminuir a monotonia da aula expositiva, também facilitam a aprendizagem e proporcionam a integração dos alunos em sala. Fica evidente, neste trabalho, a importância da escola de oferecer aos professores condições, materiais e apoio para que as aulas práticas sejam realizadas. Quando a limitação dos recursos didáticos ocorre, o professor deve utilizar os recursos disponíveis na escola e buscar novos instrumentos de aprendizagem, a fim de inovar o ensino da Geografia, despertar o interesse dos alunos e contribuir no seu desenvolvimento e formação.
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ISSN 2764-2135