PROJETO CONEXÃO: UMA ABORDAGEM DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Matheus Mello da Silva, Marcia Adriana de Oliveira

Resumo


O presente trabalho está inserido no Programa UNISC Escola, ligado à Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul. Desenvolvendo diversas ações elencadas de extensão, o Projeto “Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes”, visa integrar às relações entre universidade, escola e comunidade; desenvolve um acesso democrático aos diversos conhecimentos e áreas de atuação que a universidade proporciona. As ações do projeto são construídas por meio da interlocução entre Universidade e Escola, realizadas nas instituições de ensino público e privado de educação básica no município de Santa Cruz do Sul/RS e região. Visa atingir e aproximar, mediante palestras informativas e explicativas, os discentes e docentes envolvidos no projeto; como também, a elaboração de materiais didáticos, oficinas lúdicas e visitações à própria universidade com todos os envolvidos. A oficina de Quiz Raciocínio Lógico criada pelos bolsistas e seus respectivos orientadores do Curso de Matemática Licenciatura Plena, desempenha um papel muito importante na ação do projeto. Ela aborda a temática da construção dos conhecimentos cognitivos, utilizando os conceitos prévios que os discentes possuem, mediante a sua interação social e cultural para construir formas, conceitos, técnicas e ferramentas capazes de resolver problemas aparentemente abstratos de maneira simples, tendo como objetivo a construção de um processo de aprendizagem de Matemática eficaz e acessível para o aluno dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As atividades são realizadas com uma proposta pedagógica e lúdica que se concretiza abordando temas relacionados às diversas áreas do saber, desde ações práticas do cotidiano até conceitos matemáticos mais complexos; desenvolvidas por meio de recursos como o PowerPoint e materiais didático-pedagógicos, que possibilitam o acesso ao conhecimento e estimulam a busca de novos aprendizados de maneira imperceptível, e que permite aprimorar e assimilar os diversos conteúdos e campos da Matemática. Considerando a disseminação crescente do novo Coronavírus (COVID-19), todas as relações sociais tiveram que se adaptar a um “novo” modelo de convivência social, assim as atividades migraram para as plataformas virtuais, possibilitando a diminuição do impacto no processo de ensino-aprendizagem. Umas das medidas adotadas nas instituições de ensino, foi a substituição temporária das aulas presenciais por aulas remotas ou na modalidade de Ensino à Distância (EAD), o que impactou diretamente na concretização das atividades do Projeto Conexão Escola e Universidade. A parceria efetivada em 2019, com o jornal Folha do Mate, do município de Venâncio Aires/RS, por meio do Projeto “Folheando”, possibilitou a realização de atividades impressas, ao menos uma vez ao mês, adaptadas às plataformas virtuais como o Facebook, Instagram e WhatsApp. Contudo, atingiu-se o público alvo e o Projeto Conexão continua a desempenhar as suas atividades, o que viabiliza manter o seu calendário e os seus objetivos pedagógicos propostos para o corrente ano.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135