MULTI EM AÇÃO

Taniara Veleda, Joana de Fátima Vighi, Letícia Reginato Martins, Taniara Veleda

Resumo


A superpopulação e consequentemente, o abandono de animais de companhia, são fenômenos que podem alterar significativamente a dinâmica da população na comunidade, gerando uma série de impactos negativos sobre a saúde coletiva, dentre eles, as zoonoses, termo entendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos”.

A posse responsável está inserida neste contexto como estratégia de ação. Entretanto, mais do que oferecer carinho ao animal, ela é a condição na qual o tutor aceita e se compromete a suprir as necessidades físicas, psicológicas e ambientais dos animais, assim como, prevenir os riscos que ele possa causar à comunidade ou ao ambiente em que vive.

Ações de conscientização e sensibilização sobre guarda responsável, podem ser a solução para este problema, principalmente com projetos envolvendo crianças.          A falta de programas acerca da educação sanitária especialmente em comunidades carentes dificulta o entendimento sobre os riscos sanitários que os animais e as pessoas estão expostos. Mesmo sendo constante a abordagem do tema “Posse responsável”, pode-se perceber o número ainda crescente de casos de abandono e maus tratos. Acredita-se que isto se deve ao fato de que, é na infância a fase em que a criança retém maior informação, sendo ela, a principal ferramenta a ser usada na disseminação do saber.

Para isso, o tema deve ser abordado de maneira interativa e acessível, através de atividades lúdicas como teatros e jogos. É neste cenário que os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Santa Cruz do Sul estarão inseridos, a partir do projeto Multi em Ação. A importância dessa atividade é a de proporcionar a conscientização do público infantil, das diversas faixas etárias, a respeito da posse responsável, abandono e maus tratos aos animais, com o intuito de incentivá-las a serem promotoras de atitudes corretas.

Ademais, pelo valoroso significado que carrega, este projeto de extensão universitária visa também à inclusão dos alunos do curso de Medicina Veterinária da UNISC na realidade socioeconômica e ambiental das comunidades do município de Santa Cruz do Sul, visto que serão contempladas escolas públicas municipais, que têm como alvo crianças em vulnerabilidade econômica.

Para facilitar a logística da instituição quanto à disponibilidade de meios de locomoção, as atividades ocorrerão em escolas presentes no município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.

Este projeto proporcionará não somente o acréscimo de conhecimento aos acadêmicos da UNISC, mas também um modelo de se levar o conhecimento adquirido em sala de aula a estudantes de outras instituições e para os lares, a fim de diminuir os casos de zoonose, superpopulação, violência e animais errantes.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135