LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE UMA BASE DE CONHECIMENTO PARA SOFTWARES EDUCACIONAIS

Rayane Severo Puntel, Ezequiel Servegnini Nunes, Alexia Garibaldi, João Henrique Orique de Medeiros, Gislaine Zandonoto, Daniela Duarte da Silva Bagatini, Janine Koepp, Liane Mahlmann Kipper, Rejane Frozza

Resumo


Introdução: Diferentes tecnologias geram ferramentas úteis que proporcionam resultados positivos na promoção da educação relacionada à saúde das crianças. Como exemplo, cita-se os jogos digitais, que, quando aplicados ao processo de ensino-aprendizagem, são capazes de estimular o interesse e a curiosidade de uma forma leve e divertida, viabilizando, assim, que a criança aprenda sobre o assunto e consiga aliar o conhecimento à brincadeira. A infância é a fase mais importante do desenvolvimento e a facilidade com que as crianças dessa geração têm de manusear tais tecnologias favorece o uso desses recursos nas ações em educação em saúde. Um dos sistemas utilizados são os softwares baseados em diálogos, que empregam os métodos de aprendizado de inteligência artificial para simular um comportamento humano, também conhecido como chatbot. Para estabelecer os diálogos com um chatbot, uma base de conhecimento é construída. Tal base armazena o conteúdo relativo ao conhecimento utilizado na conversação. Objetivo: Identificar as cinco zoonoses/arboviroses prevalentes no Estado do Rio Grande do Sul (RS), para, a partir disso, elaborar uma base de conhecimento para um software educacional. Metodologia: Estruturada em dois momentos: i) estudo transversal por meio da busca das cinco zoonoses/arboviroses com maior número de casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde do Brasil, relacionado ao estado do RS, e no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria de Saúde do RS; ii) revisão narrativa de literatura em artigos publicados no período de 2020 a 2022, nas plataformas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e base de dados PubMed. Na primeira busca, utilizou-se o termo “software educacional para a saúde” e, na segunda busca, a cadeia (“educação em saúde” AND “zoonoses”). Principais resultados: De acordo com o levantamento, figuram entre as cinco zoonoses/arboviroses prevalentes no RS: a raiva, a leptospirose, a toxoplasmose, a dengue e o zika vírus. Pertinente às buscas realizadas nas plataformas, na primeira busca foram encontrados 1069 artigos, já na segunda chegou-se a uma relação de 155 artigos na BVS e 46 na PubMed, totalizando 201. No que tange à segunda busca, os critérios de exclusão foram a leitura do título e das palavras-chave, sendo que os que não continham o termo zoonoses foram desconsiderados. Quanto à leitura do título, 6 artigos foram considerados (3%) e 195 foram excluídos (97%), e quanto à leitura das palavras-chave foram 62 artigos considerados (31%) e 139 excluídos (69%). A partir deste processo de seleção de artigos, 23 estão sendo analisados na íntegra e um material sobre cada uma das zoonoses/arboviroses está sendo construído, contendo as principais informações sobre características, sintomas, métodos de prevenção (com imagens e textos associados). Considerações finais: Depreende-se que este reconhecimento das zoonoses/arboviroses prevalentes em território gaúcho favorecerá a construção da base de conhecimento para o software, permitindo pensar em ideias e definir estratégias em conjunto, grupo de pesquisa e escola envolvidas com o projeto durante o processo de desenvolvimento, visando um produto de qualidade e atrativo para os usuários. Este produto refere-se a um software educacional baseado em gamificação para vigilância sanitária que irá promover processos de interação e colaboração entre estudantes e a chatbot Dóris.


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ISSN 2764-2135