APRENDIZAGEM POR PROJETO: FISIOTERAPIA, HISTÓRIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

Manuela da Silva Weber, Sophia Luiza Eich, Luiza Scheffer Dias, Andrea Lucia Gonçalves da Silva

Resumo


Introdução: A Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica é a especialidade da Fisioterapia que trabalha com a prevenção, reabilitação e estabilização de sequelas resultantes de problemas relacionados ao sistema nervoso central e periférico. A área trata de crianças e adolescentes portadores de alterações neurológicas congênitas ou adquiridas, com o intuito de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor, dentro de um ambiente terapêutico lúdico, onde é utilizado brincadeiras para a terapia. Aprender a história e legislação profissional com base na sua atuação atual e perspectivas futuras foi o grande desafio deste semestre e para isso utilizou-se a metodologia baseada em projeto. Objetivos: Aprimorar os conhecimentos sobre a área profissional da Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica. Métodos: Relato de experiência do desenvolvimento de um Projeto Profissional realizado no 1º semestre do Curso de Fisioterapia, no módulo de Fisioterapia, História e Atuação Profissional, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Nosso grupo foi questionado sobre qual seria a área de interesse profissional e a partir deste delineamos um projeto sobre a Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica. A partir de pesquisas bibliográficas, foi formulado um roteiro profissional que constava com 51 perguntas acerca de diferentes assuntos, como: história; legislação; formação acadêmica; especialização e educação continuada; recursos fisioterapêuticos; métodos e técnicas fisioterapêuticas; administração de serviços; recursos tecnológicos; recursos humanos; recursos financeiros; interação com outros profissionais de serviços; empreendedorismo e inovações. Foi realizada uma entrevista com duas profissionais que atuam na área da Neuropediatria em Santa Cruz do Sul. Resultados: Aspectos relevantes para atuação na Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica: história e evolução da Fisioterapia, como o CREFITO/COFFITO atuam, as formações/aperfeiçoamentos e especialidades que os fisioterapeutas necessitam ter para atuarem corretamente, conhecimento sobre os métodos e técnicas utilizados nessa área, a importância de ter um espaço apropriado e organizado para o bom funcionamento do ambiente e, para que os pacientes se sintam confortáveis para a prática da terapia. Além disso, foi entendido sobre a importância da parte burocrática, a boa relação com outros profissionais, a utilização correta das redes sociais, como também, de estar sempre atrás de novos conhecimentos e acompanhando os avanços na área. Conclusão: O projeto proporcionou conhecer mais sobre a Fisioterapia e principalmente sobre Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica, beneficiando o crescimento acadêmico das estudantes e auxiliando no  desenvolvimento  profissional. A entrevista com as fisioterapeutas atuantes na área, foi essencial para o desenvolvimento do projeto, assim como as pesquisas bibliográficas realizadas, outro fator que auxiliou foi a visita à clínica, onde fomos muito bem recepcionadas, tornando possível sanar todas as dúvidas existentes com as fisioterapeutas. Portanto, após a realização desse projeto, passamos a nos alertar a estarmos sempre em busca de mais conhecimento e preocupadas em estar dentro das normas e legislações, para que possamos nos tornar profissionais capacitadas e qualificadas para atendermos da melhor maneira os futuros pacientes.

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ISSN 2764-2135