SISTEMA PARA AUXILIAR NA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO DE PESSOAS COM DISLEXIA E COM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA
Resumo
O aprendizado é um processo pelo qual todos passamos ao decorrer de nossas vidas, e, às vezes, algumas pessoas não conseguem aprender no mesmo ritmo que outras. Também, a leitura e a escrita são habilidades essenciais para o dia a dia das pessoas e para proporcionar crescimento pessoal, intelectual e profissional, mesmo não sendo ainda uma realidade para todos. Para pessoas com dislexia, o aprendizado na parte de leitura e escrita se torna um pouco mais complexo devido à dificuldade de codificação das letras. A dislexia é um distúrbio causado por uma condição neurobiológica, ou seja, o cérebro de pessoas com dislexia não funciona da mesma forma do que pessoas que não têm dislexia. Apesar de a dislexia não ter cura, existem tratamentos para auxiliar as pessoas com esta dificuldade. Neste contexto, sistemas computacionais podem ser modelados a fim de auxiliar pessoas com dislexia para minimizar as dificuldades que são relacionadas a este distúrbio. Tais sistemas, junto às tecnologias assistivas, visam autonomia, qualidade de vida e inclusão social, que podem auxiliar as pessoas nas suas dificuldades de aprendizado. Nesta proposta, o objetivo principal é desenvolver um sistema computacional para consolidação do aprendizado de pessoas com dislexia e pessoas com dificuldade de leitura e escrita, visando minimizar as dificuldades enfrentadas por esse público-alvo. A metodologia definida envolve o levantamento bibliográfico sobre os assuntos relacionados ao tema da pesquisa (dislexia, tecnologias assistivas, softwares educacionais e interação humano-computador); a realização das bibliometrias quantitativa e qualitativa (para busca de trabalhos relacionados ao domínio); a elaboração de sínteses de artigos; a interação com especialista humana (professora na área de Letras) e com uma pessoa com dislexia; desenvolvimento do sistema; testes e validação. O aplicativo será desenvolvido com o uso do framework Flutter e linguagem Dart, para os sistemas operacionais Android e iOS, com interface gráfica para interação com os usuários. Outro ponto a ser observado é que, atualmente, os softwares para dislexia têm como foco as crianças, deixando uma lacuna para desenvolvimento de aplicativos para pessoas adultas que tenham dislexia e, também, dificuldades de leitura e escrita, visando a consolidação no aprendizado. Os aplicativos existentes possuem uma linguagem mais infantil, levando adultos com dislexia a não utilizarem os softwares. Entre as funcionalidades a serem desenvolvidas estão: i) Lacunas para preencher letras (envolvendo baixa, média e alta complexidade); ii) Ouvir uma manchete/notícia e preencher lacunas com algumas palavras escutadas; iii) Trabalhar a questão da inversão dos números. iv) Disponibilizar leitura de trechos com uso de hightlight (realce) nas linhas ao longo da leitura e verificar o entendimento/compreensão a partir de uma atividade relacionada à leitura; v) Trabalhar com atividades que envolvem sequência de passos a serem seguidos e verificar se o usuário consegue seguir a sequência estabelecida. Em relação à área de interação humano-computador, heurísticas para o design de interação e princípios de usabilidade também serão considerados no desenvolvimento do aplicativo.
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ISSN 2764-2135