GAMIFICAÇÃO E COLABORAÇÃO EM JOGO DIGITAL SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Júlia Roberta Quoos Alves, Rejane Frozza, Letiane de Souza Machado, Edna Linhares Garcia

Resumo


O acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é público e gratuito, visa a proteção, a promoção e a melhora da qualidade de vida da população. Como complemento, a educação em saúde tem um papel importante para o conhecimento e uso eficaz deste sistema, como apoio ao cidadão e promovendo a difusão de informações e mudanças comportamentais. Apesar disso, as estratégias convencionais utilizadas para o ensino da educação em saúde e conscientização sobre temas relevantes à saúde não se mostram sempre eficazes. No período da idade escolar, ainda que os profissionais de saúde tenham um contato maior com as crianças e adolescentes, ainda há barreiras como a verticalização do processo de educação e aprendizagem, o desinteresse e a complexidade do tema. A principal crítica a esse modelo tradicional de abordagem (transmissão de conhecimento e não produção) surge de propostas pedagógicas que visam dar prioridade aos espaços coletivos e reconhecer o caráter histórico e os condicionantes sociais, políticos e econômicos do processo de saúde. Assim, a utilização de um recurso para melhorar o engajamento com o tema é a gamificação - uma técnica que utiliza mecanismos de jogos para solução de problemas práticos e aumenta a motivação em um público específico. Além disso, com o uso de técnicas de jogos colaborativos é possível permitir o auxílio mútuo entre pessoas para atingir metas e tomar decisões na dinâmica dos jogos. Para mudar este cenário, o Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (GRUPAD) desenvolveu o jogo de tabuleiro “Caminhos do SUS”, que busca educar crianças e adolescentes sobre o sistema público de saúde da cidade de Santa Cruz do Sul. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é desenvolver uma versão digital do jogo Caminhos do SUS, utilizando estratégias de gamificação e colaboração. Como metodologia, foram definidas as seguintes etapas: i) levantamento bibliográfico sobre os assuntos relacionados ao tema da pesquisa (jogos digitais, gamificação, colaboração em jogos, educação em saúde e o jogo Caminhos do SUS); ii) realização das bibliometrias quantitativa e qualitativa, para levantamento de trabalhos relacionados, a fim de elaborar sínteses de artigos e quadro comparativo; iii) interação com as especialistas humanas que desenvolveram o jogo de tabuleiro; iv) definição dos aspectos de gamificação e colaboração; v) desenvolvimento e testes do jogo digital; vi) validação do jogo digital com as especialistas humanas. A partir dos estudos realizados no referencial teórico da pesquisa, pode-se verificar que o uso de jogos digitais, gamificação e colaboração são benéficos para o processo de aprendizagem. Os jogos digitais podem: i) incorporar diferentes tecnologias no seu desenvolvimento, para que seja mais atrativo aos usuários (desde crianças até idosos); ii) envolver diversos roteiros em qualquer área do conhecimento; iii) ser para entretenimento, educativo, reabilitação ou para desenvolvimento humano. O jogo digital em desenvolvimento possui um tabuleiro com vários locais da cidade, bem como cartas de missões e ações a serem realizadas. Funções de acessibilidade serão desenvolvidas a partir da integração do jogo digital com softwares leitores de tela e softwares de interpretação de Libras, para que usuários com deficiência possam saber o que está escrito nas cartas, bem como nos botões e decorrer do jogo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135