TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA REINVENÇÃO NAS LICENCIATURAS DA UNISC

Juliany Silva Leão, Erick Bastos Moraes, Melissa Lara Koppe, Camile Mueller, Paloma Goelzer Ritzel, Guilherme Sezra Ramos, Sergio Celio Klamt

Resumo


A continuidade no oferecimento de cursos de Licenciatura para formação de professores da Educação Básica atualmente está sendo um desafio para todas as instituições de ensino que ainda oferecem alguma terminalidade.  Com a Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC não está sendo diferente. As licenciaturas passam a adotar uma nova estrutura em que o acadêmico desenvolve seus estudos de forma mais independente. Vamos limitar nossa abordagem em um aspecto dessa nova estrutura: as trilhas de aprendizagem. Uma trilha é desenvolvida de forma sequencial em três dias da semana com estudos mediados, estudos orientados e preparação para a prática pedagógica. O presente trabalho teve origem durante o desenvolvimento das aulas na Trilha Um, no primeiro semestre do ano de dois mil e vinte e dois no curso de matemática licenciatura. O objetivo é apresentar as atividades desenvolvidas nessa trilha e sua contribuição para a formação dos futuros profissionais da Educação Matemática. O foco não está tão centrado na reinvenção estrutural, e sim na proposta de ensino-aprendizagem utilizada durante o desenvolvimento das aulas. Metodologicamente ocorreu o uso da Metodologia Baseada em Projetos, Narrativas e História em Quadrinhos em substituição às listas de exercícios e provas tradicionais. Em outras palavras, ao mesmo tempo em que os estudos mediados permitiam acesso às fontes bibliográficas e o subsequente aprofundamento, a preparação para a prática pedagógica ocorria através da elaboração de propostas de ensino e produção de material didático para o ensino do conteúdo. Tudo isso complementado com uma visão da realidade escolar obtida de forma virtual através de rodadas de conversa via google meet com diferentes profissionais de um estabelecimento de ensino como direção, coordenação pedagógica, secretaria e professores. O estudo mediado permite que se tenha acesso a um material personalizado com conteúdo e design atualizado de acordo com a realidade em que se vive. É através do estudo orientado que esse material é complementado com a seleção e discussão de aspectos que são mais importantes e não esquecendo a preparação para a prática pedagógica. Ao mesmo tempo em que se discute as dúvidas com colegas e o professor, adquire-se técnicas de estudo e mais segurança. Mais especificamente em relação a trilha um, o conteúdo apresenta-se dividido em quatro grandes eixos temáticos: história da matemática; conjuntos numéricos; funções e educação financeira. No fechamento de cada temática parte-se para a elaboração de um produto que tenha relação direta com o conteúdo e sua aplicação no cotidiano. Pode ser uma situação problema, apresentada por uma narrativa ou elaboração de uma história em quadrinhos. Por fim, apesar da falta de professores, a competitividade no mercado existe. Ao concluir os estudos, o profissional da Educação Matemática quer estar capacitado para a resolução de problemas do dia a dia no ambiente escolar. Nesse sentido, com apoio de formas inovadoras de ensino, possibilitando a colocação em prática dos conteúdos além do contato com diferentes profissionais do ambiente escolar, a trilha proporcionou uma boa experiência para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o futuro exercício profissional.



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ISSN 2764-2135