ANÁLISE DE MAPEAMENTO DE RITMOS CEREBRAIS PARA AVALIAR A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES ANALÓGICAS E DIGITAIS NA FUNÇÃO MENTAL DE ATENÇÃO

Danielli Cossul, Rodrigo Vargas da Rosa, Rejane Frozza, Leonel Pablo Carvalho Tedesco

Resumo


A Quarta Revolução Industrial caracteriza-se pelo constante avanço de tecnologias, com aspectos físicos (artefatos e objetos), digitais (redes) e biológicos (pessoas e organizações) interconectados. Anterior à revolução em questão, o processamento cognitivo de informações ocorria mediante interações no formato analógico, utilizando papel e caneta; com o passar dos anos, a operacionalização das mesmas informações passou a ser mediada pelo digital, com uso do computador e smartphones, causando mudanças no campo educacional. Objetivou-se avaliar a influência de atividades analógicas e digitais na função mental de atenção. Definiu-se como metodologia o estudo de caso, cuja investigação ocorreu da seguinte forma: a coleta dos dados considera inclusão de participantes idosos, acima de 60 anos; captura de sinais cerebrais através do encefalograma (EEG); fixação de eletrodos com creme condutivo ao couro cabeludo mediante uso de espátula descartável, garantindo impedância; posicionamento de eletrodos no crânio baseou-se nas recomendações da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, cujos pontos  de referência são Nasion–Inion, Left Preauricular, Right Preauricular e Vertex; higienização de eletrodos com álcool e solução fisiológica pré e pós aplicação. Após essa calibração dos equipamentos, o experimento foi conduzido da seguinte forma: i) formato digital: leitura e resposta de atividades no computador. Individualmente, cada participante iniciou com relaxamento, mantendo os olhos fechados durante 60 segundos; ii) leitura de texto composto por 111 palavras durante 90 segundos; iii) resposta ao questionário online em tempo indeterminado; iv) no segundo momento, o mesmo protocolo foi executado, mas no formato analógico (leitura e resposta no papel). O questionário aplicado em ambas as modalidades foi composto por 7 perguntas. Os sinais captados foram decompostos com a ferramenta Fast Fourier Transform. A predominância das frequências foi analisada com o teste Analysis of Variance não paramétrico e com o teste de comparação Durbin-Conover. Observou-se que as atividades de leitura do texto no papel apresentaram diferença estatisticamente significativa para os ritmos das bandas Delta, Beta 1, Beta 2 e Beta 3, sendo todos com (probabilidade) p < 0.05 para a voluntária V1. A voluntária V2 apresentou ritmos Beta 1 e Beta 2 com diferença significativa no percentual espectral (p > 0.05). Para a voluntária V3, a leitura em tela ou papel não apresentou diferença significativa em nenhum dos ritmos analisados. Na tarefa de resposta ao questionário para V1, identificou-se diferença significativa nos percentuais de Beta 1 e Beta 2. Para a mesma atividade, V2 não apresentou mudança importante com relação a nenhum dos ritmos considerados em todas as comparações. Com relação à V3, apenas para o ritmo Beta 1 identificou-se significativa diferença. Concluiu-se que há diferença significativa de predominância nos ritmos na execução de atividades digitais versus analógicas, no entanto, não é possível identificar a causa da diferença com base nos dados coletados e testes realizados. Pesquisas futuras visam ampliar o número de participantes e, de acordo com faixa etária, criar parâmetros comportamentais e avaliar regiões cerebrais mais pertinentes para esse tipo de estudo, de modo que a quantidade de eletrodos possa ser reduzida, aspecto que facilita a usabilidade e o processamento de sinais.

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ISSN 2764-2135