FERRAMENTA ONLINE PARA A INTRODUÇÃO DE FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Johanes Ivan Muller, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


O ensino de Astronomia na Educação Básica está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do primeiro ao nono ano, do Ensino Fundamental. Entretanto, existem alguns obstáculos que podem interferir negativamente nas aulas, como por exemplo: infraestrutura, equipamentos de informática ultrapassados, falta de simuladores ou planetários, conhecimento técnico, entre outros que dificultam aos estudantes a abstração de conceitos necessários à respectiva área de conhecimento. O ensino com o método tradicional, usando apenas livros, torna-se menos atrativo para os estudantes. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo de criar uma ferramenta digital para auxiliar professores e alunos no desenvolvimento do conhecimento na área de Astronomia, no Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento do software serão utilizadas ferramentas Low-code que será composto por conteúdos multimídia determinados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os estudantes do sexto (6º) ano do Ensino Fundamental. O acompanhamento do aprendizado dos estudantes será realizado, através do Método Clínico de Jean Piaget (MCJP) que consiste em uma conversa aberta com a criança ou adolescente (entrevistado). No decorrer da entrevista, as crianças e adolescentes podem ter diversas reações e comportamentos que o pesquisador deve observar. O MCJP é dividido em cinco estágios: 1) o não importar-se: é quando o entrevistado não expressa interesse pelo assunto e responde de qualquer forma, apenas para se livrar da situação; 2) a fabulação: o entrevistado responde com uma história inventada, sem raciocinar sobre o assunto, e ele acredita nisso sem refletir sobre a pergunta; 3) a crença sugerida: acontece quando o indivíduo se esforça em responder o esperado pelo entrevistador para impressioná-lo; 4) crença desencadeada: pode conter intervenção por parte do pesquisador. Nessa reação, a pergunta será algo novo e a resposta é estimulada pelo conteúdo da questão; 5) na crença espontânea, o entrevistado responde com rapidez e precisão demonstrando sua verdadeira concepção sobre o tema.O emprego do MCJP possibilitará analisar o nível de abstração dos estudantes sobre conceitos de Astronomia. Para acompanhamento e avaliação dos estudantes, durante o processo de utilização do software serão realizadas duas entrevistas individuais com dez (10) estudantes do sexto (6º) ano, baseadas no MCJP. As entrevistas serão compostas por perguntas referentes aos conceitos de Astronomia explorados. A primeira entrevista com os alunos será desenvolvida antes da utilização do software. A segunda entrevista, será desenvolvida após a utilização da ferramenta em sala de aula. As duas entrevistas possibilitarão conhecer a capacidade de abstração dos discentes sobre a referida temática para que o professor possa avaliar as respostas dos estudantes antes e após a utilização da aplicação. Com isso, espera-se que os estudantes construam conhecimentos sobre Astronomia e que seja possível oferecer a eles e aos professores um recurso que potencialize as aulas e seja a base para novas descobertas enriquecedoras. Palavras-Chave: Astronomia, Software, BNCC, Educação Básica, MCJP.

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ISSN 2764-2135