ATIVIDADES PRÁTICAS PARA A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Eduarda Oliveira, Anna Giulia Schmidt, Sergio Celio Klamt

Resumo


A educação financeira é um conceito relativamente novo, o qual se popularizou nos últimos anos, especialmente com a obrigatoriedade de trabalha-lo em sala de aula. No ano de 2020, toda criança matriculada no ensino fundamental, seja escola pública ou privada deve estudar sobre o assunto. A Base Nacional Curricular Comum-BNCC incluiu como tema transversal das competências essenciais a matemática financeira. Esse componente auxilia a tomar decisões, resolver problemas e lidar com situações inesperadas. Todas essas iniciativas possuem o mesmo propósito, preparar o aluno para que futuramente se torne um adulto consumidor consciente e preparado para cuidar das suas finanças, diminuindo assim o nível de brasileiros endividados. Nesse sentido, o presente projeto teve como finalidade apresentar atividades para o desenvolvimento relativo à Educação Financeira em turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e identificar formas práticas de como incluir tais conteúdos em sala de aula. A unidade temática dos números, nessa fase os objetos de conhecimento abordam cálculo de porcentagens. É importante realizar um trabalho em que o aluno possa incluir elementos da matemática para abordar, discutir e avaliar aspectos do seu dia a dia fora do ambiente escolar, e por isso optar por uma metodologia que o desafie a executar uma tarefa. Não existe uma única metodologia que pode ser considerada para a situação. São várias as possibilidades, sendo que para o projeto se utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP. Para contextualizar o conceito de porcentagem foi elaborada uma oficina intitulada Porcentagem e suas aplicações no cotidiano a qual teve como objetivo resolver uma situação real com cálculos percentuais. O trabalho foi pensado e aplicado com 30 alunos do 6º Ano da E.E.E.M. Nossa Senhora da Esperança localizada no bairro Santa Vitória em Santa Cruz do Sul e com 39 alunos do 7º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraguaçu localizada no Bairro Leopoldina em Vera Cruz, RS. Para a turma do 6º ano a oficina teve início a partir de uma discussão abordando o que é porcentagem e como esse conceito aplica-se no cotidiano, enfatizando a presença do símbolo % que é visto frequentemente em revistas, jornais e televisão. Posteriormente seguiu-se para uma abordagem concreta, onde os alunos confeccionaram um cofrinho utilizando garrafas pet bem como foram convidados a trazer propagandas ou folhetos do comércio. Em duplas, foi solicitado que interpretassem o significado dos números acompanhados do sinal %, o que representam e como é feito o cálculo, objetivando que todos socializassem suas suposições e registrassem. Para o cofrinho cada um apresentou seu projeto de poupança. Para a turma do 7º ano, foi solicitado a elaboração de um projeto com a previsão dos custos para realizar a pintura de duas das paredes externas da escola que dão de frente para a quadra esportiva. A situação problema foi: qual o custo dessa atividade e de onde angariar o valor necessário? Em ambos os casos foi possível constatar muita empolgação dos alunos na execução das atividades propostas. Conclui-se com isso que quando um tema é associado à sua utilidade prática o aprendizado torna-se prazeroso e mais eficiente para o aluno.

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ISSN 2764-2135