PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO: CONHECENDO A ÁREA DA COMPUTAÇÃO

Mateus Faleiro da Cunha, Wolmar Alipio Severo Filho, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, Micaéle Gomes Rodrigues, Adriano José Bombardieri, Leonel Pablo Carvalho Tedesco, Tainã Ellwanger Tavares, Matheus Gonçalves dos Santos, Gustavo Baumgarten Seelig, Maria Helena Holler

Resumo


A área da Computação é imprescindível na formação do cidadão que estuda e necessita trabalhar. Tendo como finalidade o aprofundamento de conhecimentos necessários ao estudante do século XXI, uma maior compatibilidade com o mercado de trabalho e fluência no âmbito social, a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), através do Projeto Unisc Inclusão Digital (UID) vem oferecendo oficinas aos estudantes do Ensino Médio, nível final do ensino da Educação Básica orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O UID tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento social, na busca da humanização e do desenvolvimento das capacidades cognitivas e lógico-computacionais, para enfrentamento das desigualdades, promoção da humanização e da emancipação do cidadão. O projeto está em vigor há 14 anos, por sua vez beneficia de crianças a idosos, através de oficinas gratuitas e abertas ao público, palestras, lives e materiais didáticos para o ensino de Computação, Cultura e Mundo Digital, conforme preveem as ‘Normas sobre Computação na Educação Básica – BNCC, parecer aprovado e publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), PARECER CNE/CEB Nº: 2/2022.’ Este relato apresenta a oficina que vem ocorrendo em escola pública e se dá através de reuniões, capacitações e criação de material didático específico. Conta com professor e bolsista responsável que vai até uma escola e realiza as atividades previamente estruturadas. Até o presente momento, sete (7) materiais didáticos foram desenvolvidos e apresentados aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio. Os materiais foram planejados e desenvolvidos em parceria e integração com a área da Matemática. Com a presença da professora titular e contribuição do bolsista a oficina, na primeira parte se apresenta o conteúdo proposto aos alunos, em seguida são encaminhadas atividades e ao final questionamentos e esclarecimento da matéria. No primeiro semestre de 2022 foram trabalhados os seguintes conteúdos: 1) as diferenças entre Computação e Informática; 2) Pensamento Computacional; 3) Computação Desplugada; 4) Lógica Computacional; 5) Algoritmos, com os quais os alunos tiveram oportunidade empregar os pilares do Pensamento Computacional (PC) que são: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmos. Os estudantes demonstraram interesse pelas atividades e criaram comparações com o que estavam aprendendo em outros componentes curriculares. A disposição da turma em querer conhecer sobre Computação vem superando as expectativas. Dentro dos resultados alcançados constata-se que a oficina de Computação é muito valorizada na escola, pois ampliou a relação entre Computação e outras áreas do conhecimento e aproximou professores e estudantes. Um ponto que dificulta o processo de aprendizado é a pequena quantidade de computadores que a escola possui, sendo necessário mais investimento governamental na Educação Básica, porém, mesmo com essa restrição, a oficina do Projeto UID tem representado para os estudantes do terceiro o ano do Ensino Médio uma nova possibilidade para os estudo e futura área de atuação.  Conclui-se que, a experiência de introduzir a Computação na escola, através de oficina em sintonia com as aulas de Matemática tem sido significativa pela presença de um licenciando em Computação estar auxiliando a professora titular. O processo de inclusão digital deve oportunizar conhecimentos de Pensamento Computacional, além de outros e incentivar a cultura da introdução da Computação na escola. 


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ISSN 2764-2135