TRILHAS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO

Gustavo Baumgarten Seelig, Marcia Kniphoff da Cruz, Leonel Pablo Tedesco

Resumo


A formação do futuro professor de Computação da Educação Básica é iniciada no curso de graduação Computação Licenciatura. O referido curso na Universidade de Santa Cruz do Sul é ofertado em um formato inovador, através de trilhas de aprendizagem. As trilhas de aprendizagem são desenvolvidas com o propósito de contextualizar temáticas indispensáveis ao futuro professor. A trilha de aprendizagem ‘Fundamentos de Computação’ foi realizada no primeiro semestre de 2022, abrangendo três noites de aula. A primeira noite de aula contemplou a temática Pensamento Computacional, como aspecto teórico. O Pensamento Computacional é uma maneira estruturada de resolução de problemas, que se origina de algoritmos, sendo esse uma sequência de passos finitos que visa obter uma determinada solução de um problema. O Pensamento Computacional é dividido em quatro pilares. O primeiro  é a ‘Decomposição’, que tem a função de dividir o problema em partes menores; o segundo é ‘Reconhecimento de Padrões’, seu papel é verificar o que é semelhante dentro do problema ou em comparação com outros problemas; o terceiro  é ‘Abstração’ que é responsável por filtrar tudo que é relevante dentro do problema, descartando o desnecessário; o quarto e último pilar é ‘Algoritmo’ que concretiza a solução do problema, sendo que essa solução ou parte dela poderá ser empregada em outros problemas. A Base Nacional Comum Curricular apresenta definição de Pensamento Computacional, a Sociedade Brasileira de Computação apresenta Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica e o Conselho Nacional de Educação publicou em fevereiro de 2022 as Normas para Ensino de Computação na Educação Básica. Como aspecto da Formação Prática foram abordados subtemas sobre Computação Plugada e Desplugada. Também foram realizadas discussões a respeito das reflexões desencadeadas a partir de leituras, vídeos e desenvolvimento de diferentes atividades como mapas conceituais. A segunda noite de aula contemplou a temática ‘Lógica Computacional’ que dá bases para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional. Na terceira noite foram trabalhados os aspectos da Prática para futura ação docente, evidenciando aspectos teóricos sobre como desenvolver na Educação Básica as temáticas estudadas na trilha de aprendizagem ‘Fundamentos de Computação’. Foi realizado também, a observação de aulas de programação e robótica, desenvolvidas em escolas da região de Santa Cruz do Sul. A modalidade do curso Computação Licenciatura é presencial, sendo que a primeira noite foi trabalhada com aulas a distância, com encontros presenciais e remotos. A segunda noite foi trabalhada integralmente presencial e a terceira noite intercalou encontros presenciais e remotos. Toda a organização da trilha foi realizada junto ao espaço Virtual UNISC, que é destinado ao contato permanente entre professores e estudantes, através de fóruns e caixas de mensagens, além de armazenar orientações, materiais didáticos, atividades do período letivo e avaliações. A avaliação da trilha de aprendizagem ocorreu com atividades relacionadas às temáticas trabalhadas em seu conjunto, compreendendo produção de mapa conceitual, exercícios de fixação, leituras, produção textual, observação de aulas, elaboração de relatório e discussões. Conclui-se que, a proposta de trilha de aprendizagem é uma excelente metodologia para formação do futuro professor da Educação Básica.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135