ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I: OBSERVANDO AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tainã Ellwanger Tavares, Marcia Kniphoff da Cruz

Resumo


A disciplina ‘Estágio Supervisionado em Computação I’ (Estágio I) faz parte do currículo do curso de Computação Licenciatura e objetiva que o estudante vivencie, na escola de Educação Básica, experiências de observação da condução de aulas. Essa disciplina ocorre de forma concomitante com a disciplina de Práticas Articuladoras em Computação I, que fornece a base teórico-prática para o estágio, envolvendo levantamento de referências, leitura, debate, conhecimento das legislações vigentes, documentos norteadores, metodologias e estudos relacionados ao Ensino Fundamental. As aulas ocorreram na modalidade remota, com encontros síncronos envolvendo toda a turma, tendo também momentos para acompanhamento individual e esclarecimento de dúvidas. A partir de leituras propostas e materiais complementares, foram debatidas ideias e apontamentos sobre a realização do estágio, atrelado à sugestões de atuação e apresentação da documentação necessária, auxiliando em um primeiro contato com as instituições de ensino. Tendo em mãos a documentação necessária para realização do estágio, coube ao aluno entrar em contato com a instituição escolar, solicitando permissão para realização do estágio e recolhendo assinaturas dos envolvidos. Sendo a disciplina de Estágio I voltada à observação de aulas do Ensino Fundamental, após contato com escola municipal da rede pública de Vera Cruz-RS, deu-se início a observação que decorreu ao longo de quatro (4) aulas, totalizando dezesseis (16) horas de observação. Através do Estágio de Observação, iniciado em Junho de 2022, foi possível acompanhar o andamento das aulas da disciplina de Informática com turmas de 7° e 8° anos de escola pública. Dentre algumas considerações feitas quanto ao transcorrer das aulas, foi observado a grande capacidade de adaptação do professor responsável que, além de administrar e realizar a manutenção dos computadores do laboratório de informática, utiliza com os alunos softwares livres, substituindo versões conhecidas de programas pagos, possibilitando o acesso irrestrito dos alunos às ferramentas. Entre os conteúdos trabalhados durante o período de observação, os alunos de 7º anos foram introduzidos à criação de planilhas, nas quais desenvolveram tabelas de despesas domésticas e, posteriormente, a produção de notas fiscais, quanto aos alunos de 8º anos, utilizando a ferramenta Gimp, tiveram um primeiro contato com edição de imagens, realizando atividades e planejando trabalho da disciplina. Outro aspecto evidenciado durante a observação, envolveu a aplicação de atividades de Computação Desplugada ao longo das aulas devido ao fato da maioria dos alunos não ter computador em casa e poucos terem acesso à Internet. Através da Computação Desplugada, o professor conseguiu ilustrar os conteúdos das aulas adaptando à realidade dos alunos, demonstrando, por exemplo, a criação de planilhas no papel, frisando a importância da disciplina no exercício da Lógica Computacional, sendo o computador apenas uma ferramenta facilitadora no desenvolvimento de uma solução. Além da observação das aulas, o estágio promove a interação e engajamento do estudante com a realidade escolar, instigando o conhecimento da documentação regente da escola, através da participação em reuniões e diálogos e entrevista com professor observado.

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ISSN 2764-2135