RELATO DA PRÁTICA COMO BOLSISTA NO NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO DA UNISC

Amanda Scarparo Moraes, Raquel Ribas Fialho, Daiana Luiza Kleinert Rehbin

Resumo


A acessibilidade, como mecanismo para alcançar a inclusão social, mostra-se vital para contribuir com a inserção efetiva dos estudantes com deficiência na esfera acadêmica. Promover o acesso seguro e autônomo dos espaços, tecnologias, informação e comunicação, bem como do conhecimento científico, mostra-se como uma importante forma de reduzir a desigualdade social. Partindo dessa premissa, o Núcleo de Apoio Acadêmico - NAAC é o setor que visa articular as solicitações de acessibilidade de estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação ou com dificuldades permanentes ou passageiras de aprendizagem com o restante do ambiente acadêmico. Sendo assim, o serviço realiza o acolhimento de quem demanda atendimento e viabiliza a inserção, aprendizagem e permanência dos mesmos na universidade. O objetivo do relato é descrever as atividades desempenhadas e as aprendizagens construídas ao longo do período de atuação enquanto bolsista no NAAC, setor da Universidade de Santa Cruz do Sul. A metodologia utilizada é a narrativa, através da exposição das experiências vivenciadas no Programa de Bolsa de Estudo para Atividades em Laboratórios de Ensino (PROLAB), durante os meses de março a julho de 2022. Entre o público atendido, estão os alunos com deficiência visual, os quais apresentam as demandas que a bolsista teve maior proximidade dentro do período de realização das atividades, dentre elas, a adaptação de materiais. Tal ação mostra-se necessária em virtude de muitos textos digitais não serem encontrados em formatos adequados aos leitores de tela, como o programa NVDA (NonVisual Desktop Access), o que acaba impossibilitando a leitura desses elementos utilizados em sala de aula e na formação do estudante com deficiência visual. Além disso, também foram efetivados deslocamentos dentro do campus, com o intuito de auxiliar tais estudantes a localizarem-se no ambiente da universidade, ação esta que se insere no âmbito da mobilidade. Ademais, vale destacar a presença da bolsista em momentos de monitorias, feitas tanto para instruir os alunos que apresentam dificuldades no acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (moodle) da UNISC, quanto para orientar nas formas de realização dos trabalhos acadêmicos, através de plataformas como e-mail e Microsoft Word. Concluiu-se que o Núcleo de Apoio Acadêmico da UNISC é um articulador fundamental para a permanência de pessoas com deficiência no ambiente universitário, visando contribuir para a participação ativa de todos os estudantes e proporcionar o desenvolvimento de suas potencialidades. A atuação como bolsista PROLAB foi essencial para conhecer e participar de outros ambientes acadêmicos, para além da sala de aula, fato que proporcionou uma imensa troca de conhecimentos advinda da prática e do compartilhamento de experiências com os alunos atendidos e com as profissionais do setor.

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ISSN 2764-2135