PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBRINDO O 'MUNDO' ATRAVÉS DOS CINCO SENTIDOS.

Jéssica Aline Queiroz, Felipe Gustsack

Resumo


O presente trabalho se constitui do resumo do relatório de um estágio obrigatório na Educação Infantil, que foi realizado na EMEI Vila Nova, localizada no bairro Santo Antônio em Santa Cruz do Sul. Mais especificamente as observações e práticas do estágio foram realizadas na turma 2, que conta com 14 crianças de 1 a 2 anos matriculadas, abrangendo assim, segundo a BNCC (BRASIL, 2017) os grupos de bebês e crianças bem pequenas. Nessa perspectiva, compreendo a infância como a fase mais importante e sublime da vida. É uma condição e período da vida humana cheia de encantos, descobertas, aprendizagens, curiosidades etc. Com base nisso, e também por notar que as crianças nessa faixa etária sentiam vontade de ‘descobrir’ tudo que estava a sua volta, o tema escolhido para o estágio foi “Descobrindo o ‘mundo’ através dos Cinco Sentidos”. O projeto buscou fazer com que as crianças conhecessem, explorassem e se encantassem com o “mundo” a sua volta através dos sentidos, vendo diferentes materiais e sentindo diferentes texturas, temperaturas, aromas e sabores. A partir disso, foram feitas atividades variadas para que as crianças pudessem explorar e viver experiências diversas com os cinco sentidos. A prática da docência vivenciada durante o estágio trouxe muita aprendizagem, pois mesmo já conhecendo a rotina de uma Escola de Educação Infantil, tendo trabalhado no dia-a-dia como atendente de EMEI há quase nove anos, a atuação como professora durante o estágio foi totalmente nova para mim. Foi uma experiência diferente, na qual fiz todo o processo de planejar as atividades, pensando nas crianças, em como poderia tornar esses momentos mais lúdicos e significativos para elas, para que assim pudessem ir ‘conhecendo’ o mundo a sua volta e se encantando com ele. Os 15 dias de estágio foram repletos de aprendizagens. Foi muito gratificante poder acompanhar os momentos de exploração, de contato com o novo e ver a alegria nos olhos das crianças. Mesmo com toda a correria a que nos submetemos para dar conta de todas as atividades necessárias durante o estágio, pude aproveitar muito e com certeza foi um período rico em aprendizados diversos. Mas, penso que o mais importante está relacionado ao fato de que pude vivenciar o dia-a-dia como professora, aprendendo a planejar, a buscar estratégias/formas de convidar as crianças a interagirem comigo e entre si ao participarem das atividades. Fiquei muito feliz com as vivências construídas com as crianças e bem contente por termos explorado os sentidos e pelas experiências que elas fizeram. Foi um período de muita alegria, diversão, acolhimento e ‘experimentação’. Finalizo essas reflexões destacando a boa troca que consegui realizar com essas crianças bem pequenas, com quem aprendi muito. Levarei estes aprendizados para o meu trabalho como futura professora, e também para a vida como alguém que aprendeu a amar a educação, a pedagogia e as artes de ensinar e de aprender.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135