MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Paulina da Silva Cabral, Jéssica Aline Queiroz, Cláudio José de Oliveira

Resumo


O presente trabalho se constitui do resumo de pesquisa de monografia, que trata da musicalidade na Educação Infantil. Nesta fase, a musicalidade tem um papel essencial para o desenvolvimento da criança, assim como da interação dela com os demais, por conta disso, é fundamental que se estude como ela é vivida nas escolas. Em práticas musicais durante atividades pedagógicas em Escolas de Educação Infantil, pode-se perceber que a musicalização pode significar momentos de brincadeiras, diversão e aprendizado para crianças, além de colaborar na socialização delas. O objetivo geral da pesquisa foi compreender e explicar como a musicalidade é trabalhada em duas Escolas de Educação Infantil do município de Santa Cruz do Sul e teve como objetivos específicos compreender as concepções docentes nas atividades envolvendo a musicalidade com um grupo de crianças pequenas e explicar as diferentes visões docentes no trabalho envolvendo a musicalidade na Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, feita através de entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas duas professoras, de duas escolas de Educação Infantil diferentes. A intenção era considerar quais são os objetivos, etapas, registros, interação das crianças durante as atividades com música. Além das entrevistas, foram feitas observações de algumas rotinas envolvendo musicalidade nas turmas das respectivas educadoras. Durante as observações notou-se que ambas as professoras desenvolvem atividades envolvendo a musicalidade em seu dia-a-dia na escola. Entretanto, em algumas vezes, elas não tinham o objetivo musical da atividade muito claro, utilizando a música apenas como um meio, como um apoio, e não com um fim nela mesma. A docente, da primeira escola observada, contou que percebe que as crianças têm uma interação muito boa durante as atividades que envolvem musicalidade, elas participam e por vezes chegam a pedir para professora colocar música. Já a docente da segunda escola utiliza a música, principalmente para fazer com que as crianças se acalmem ou se concentrem para fazer as atividades que ela propõe. Com o presente trabalho fica reforçada a ideia de que a música é essencial a todos, e durante a educação infantil ela tem um papel ainda mais significativo. E se for explorada de maneira correta tem potencial de enriquecer e ampliar o universo sonoro das crianças e estimulá-las a apreciar e explorar diferentes sons. É de extrema importância que o professor busque formas de inserir a musicalização no planejamento de suas aulas, utilizando os mais variados estilos musicais para assim ampliar o repertório de seus alunos. A fim de que conheçam diferentes culturas musicais e saibam valorizá-las. Pois as atividades sonoras são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

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ISSN 2764-2135