EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM EMPRESA SANTA-CRUZENSE

Ana Caroline Noy, Ana Julia Fritsch, Moacir Fernando Viegas

Resumo


A disciplina de Docência III, realizada em 2022/1, teve como finalidade a realização de um estágio em espaços não escolares, o qual nos proporcionou a experiência de ter contato com uma empresa santa-cruzense. O estágio obrigatório tem como objetivo proporcionar ao acadêmico um contato direto e sistemático com as suas futuras práticas, proporcionando assim ao estudante um momento de ensino e aprendizagem sobre o funcionamento de um espaço não escolar. Referindo-se à observação, registro e reflexão sobre o contexto educacional em espaços não escolares. Sendo assim realizamos intervenções didático-pedagógicas, processos de documentação, avaliação e elaboração de propostas pedagógicas ampliando assim os conhecimentos prático-teóricos sobre a atuação pedagógica e educacional. A prática do estágio teve como intuito realizar 10 horas de sondagem, 18 horas de observação, 8 horas de coparticipação e 4 horas de intervenção. Em conversa com os responsáveis pela produção na área da educação da empresa nos foi contado que a partir dessa perspectiva mais ambientalista a empresa resolveu criar Borrachas Naturais sobre os Biomas Brasileiros e um Hotsite com conteúdos relacionados, visando informar, e trazer possibilidades de ações pedagógicas para os professores usarem em sala de aula. Diante de pesquisas em cima da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), procuramos saber em quais anos do ensino fundamental este tema se encaixava, para depois começarmos a pensar nas propostas pedagógicas, esse momento nos proporcionou realizar um profundo estudo sobre os animais escolhidos e os biomas brasileiros. Seguidamente realizamos a construção/confecção dos jogos ou atividades, durante esse momento tivemos que ver as melhores formas para cada jogo, se apropriar das regras, criar ou modificar modos de jogar e prever algumas possíveis adaptações necessárias para que o público em geral pudesse ter acesso e melhor entendimento do material que foi disponibilizado no site na empresa ou através do QR Code que se encontra atrás das borrachas. Para a Educação Infantil, confeccionamos Jogo da Memória, Quebra Cabeça, Dominó e Bingo. Para o 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, preparamos jogos de Bingo, Trilha, Jogo da Memória (característica), Caça-palavras e o Jogo dos sete erros. E para o 7° ano do Ensino Fundamental, executamos a criação dos jogos de Stop, Jogo de baralho e Sudoku. Também foi necessário que realizássemos algumas apresentações, uma delas foi para expor como os jogos tinham ficado, esse momento foi maravilhoso, pois conseguimos ver como os colaboradores da empresa estavam satisfeitos com o que tínhamos desenvolvido durante o período do estágio. Portanto, assimilamos que a pedagogia, ao estar reconhecida em espaços não escolares, vem mostrar que o pedagogo não precisa atuar somente em sala de aula ou na gestão de instituições de ensino, ou seja, o pedagogo pode atuar em outros espaços que não sejam no âmbito da escola. Consequentemente com a experiência do estágio, reconhecemos alguns campos educacionais dentro de uma empresa, sejam eles convencionais ou não, o pedagogo então pode atuar nesses espaços e, ter a certeza de que neles há demonstrações educativas as quais devem ser olhadas, pensadas e refletidas.

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ISSN 2764-2135