TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A TECNOLOGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Tainá PETRINI, Mariana de Oliveira Rodrigues, Daiane Iara Teixeira, Cristiane Davina Redin Freitas

Resumo


Vivemos em uma sociedade tecnológica, onde o acesso às informações, meios de comunicação e tecnologia digital fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Os indivíduos despendem de longos períodos acessando a tecnologia, e isso se dá de muitas maneiras, através de jogos on-line, acesso às mídias sociais, ou qualquer outra forma de conexão. É inevitável que a tecnologia esteja presente no dia a dia de todos nós desde muito cedo, porém é necessário que ela seja utilizada de forma consciente e saudável. A mesma, pode ser uma facilitadora da rotina das pessoas, pode ajudar na aprendizagem, no acesso às informações entre tantas outras possibilidades de uso que auxilia a vida dos indivíduos, mas é importante ressaltar que isso só acontece se utilizada de forma correta. Do mesmo modo, novos diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, vem crescendo ao longo dos anos, deixando dúvidas no entendimento das causas e tratamentos eficazes. Alguns dos principais sintomas vistos em crianças e adolescentes são a falta de concentração, agitação motora e desatenção, sendo que estes, devem estar presentes nos diferentes contextos das crianças. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura dos anos de 2015 a 2021, resultantes das pesquisas nas seguintes bases de dados: Scielo, Pepsic, Google Acadêmico e LILACS, relacionando o uso da tecnologia digital por crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Também, teve o intuito de analisar os estudos contemporâneos sobre o tema, principalmente por ainda existirem lacunas no entendimento dinâmico e as consequências que este uso pode causar aos indivíduos. Nos resultados da pesquisa foram identificados estudos que demonstram interação significativa entre o uso excessivo de tecnologia digital e o referido Transtorno, que indicam um possível surgimento de sintomas ou de incremento dos traços em indivíduos já diagnosticados. Evidenciou-se uma relação entre os sintomas de Transtorno em crianças e adolescentes e o uso demasiado da tecnologia digital. Esta relação acontece de diversas formas, entre elas, danos cerebrais, atrasos cognitivos, motores, falta de concentração, atenção, memória, linguagem, fala, no processo de aprendizagem e nos aspectos sociais. Além disso uso em excesso pode acarretar transtornos de ansiedade e depressão, além de dependência de internet, que é um facilitador para o surgimento do TDAH.  É importante ressaltar que os estudos nesta área específica do conhecimento ainda são restritos, principalmente no que diz respeito a pesquisas empíricas com seres humanos. 

Palavras-chave: transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, tecnologia digital, crianças e adolescentes.

 


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ISSN 2764-2135