COMPORTAMENTO OCULAR EM CRIANÇAS E ADULTOS ILETRADOS

Júlia Roberta Quoos Alves, Rosângela Gabriel

Resumo


Parte dos problemas apresentados por leitores iniciantes brasileiros são ocasionados por práticas pedagógicas equivocadas, devido ao embasamento em concepções ultrapassadas sobre leitura provavelmente advindas de leitores experientes. Nesse contexto se faz necessária a análise dos padrões de movimento oculares, técnica para a investigação dos mecanismos cognitivos utilizados na compreensão leitora e para tomada de decisões lexicais. Além disso, esta análise pode ser utilizada para ajudar a responder a questionamentos sobre a diferença entre o comportamento dos olhos durante as tentativas de leitura de crianças que ainda não aprenderam a ler ou que têm pouca experiência como leitoras e poder comparar com o movimento realizado por olhos de adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta. O presente trabalho integra o projeto de pesquisa “O trabalho dos olhos durante a aprendizagem da leitura em crianças e adultos iletrados: investigando linguagem e cognição por meio dos movimentos oculares” e tem como objetivos investigar os movimentos oculares realizados por crianças e adultos em fase de alfabetização, contribuir para uma maior compreensão dos processos cognitivos subjacentes e decorrentes da aprendizagem da leitura e aprofundar a compreensão sobre processos a partir do rastreamento ocular em crianças e adultos iletrados em fase de aprendizagem inicial da leitura. A metodologia do projeto prevê a utilização de rastreamento ocular por meio do equipamento de eyetracking com a finalidade de comparação entre o processamento visual dos participantes do estudo. Os participantes foram divididos em dois grupos: crianças aprendendo a ler (pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental) e adultos aprendendo a ler (analfabetos e em processo de aprendizagem). A coleta de dados está sendo realizada em grupos de crianças do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental nas cidades de Santa Cruz do Sul e adultos em processo de alfabetização nas cidades de Candelária e Novo Cabrais. Os testes ainda estão em fase inicial e também serão aplicados em crianças de idade pré-escolar e no 2º ano do Ensino Fundamental, abrangendo pessoas em processo de aprendizagem de leitura em diferentes níveis de proficiência leitora. Com isso, pretende-se avaliar como os testes realizados podem ser utilizados como ferramentas para auxiliar na identificação de crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura e contribuir com estratégias de intervenção para um ensino mais eficaz.

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ISSN 2764-2135