O TRABALHO DOS OLHOS DURANTE A APRENDIZAGEM DA LEITURA EM CRIANÇAS E ADULTOS ILETRADOS
Resumo
O trabalho aqui exposto está vinculado ao projeto de pesquisa O trabalho dos olhos durante a aprendizagem de leitura em crianças e adultos iletrados, e caracteriza-se pela apresentação das atividades realizadas ao decorrer do ano de 2022. O processo de aprendizado da leitura propriamente dito está pautado em variadas bases neurais e processos cognitivos que são construídos somente quando o cérebro começa a ser exposto às atividades leitoras – seja no início da vida ou na fase adulta. Em termos práticos, tornar-se leitor implica em adquirir a habilidade de decodificar as palavras escritas; isto é, converter a informação visual (de maneira rápida e eficiente) em sons (pronúncia) e em significado. Ao contrário da aquisição da língua oral, a obtenção das habilidades leitoras requer prática, persistência e tempo, uma vez que avança progressivamente. Nesse sentido, o presente projeto justifica-se pela vontade incansável de compreender de maneira aprofundada esses processos cognitivos (sobretudo os relacionados à movimentação ocular, tão definitiva na decodificação da língua escrita) que norteiam o aprendizado da leitura. A compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura amplia a possibilidade da construção de materiais didáticos direcionados e mais assertivos no que diz respeito à aquisição da leitura. Para tal realização, a pesquisa conta com uma série de testes aplicados a crianças e adultos em diferentes estágios na trajetória de aprender a ler. A primeira série é colocada em prática com a utilização do Eye Tracker, dispositivo utilizado para registrar, com precisão, a movimentação ocular. O segundo conjunto de testes é utilizado para rastrear os estágios das habilidades leitoras, a exemplo do teste de reconhecimento das letras do alfabeto; do Teste de Idade em Leitura (TIL); e, também, do teste de ditado. Dentro dessa perspectiva, as crianças e os adultos testados são desafiados a exercitarem variadas habilidades cognitivas, pois precisam do aparelho visual para identificar os códigos da língua escrita, para, então, decodificá-los, de maneira a dar-lhes significado plausível e, assim, desenvolver a aprendizagem da leitura. Os resultados serão obtidos ao longo da realização da pesquisa, que tem como próximos passos o término da coleta de dados, a computação do material recolhido e a análise dos dados obtidos. Tem-se como objetivo geral, dessa forma, ampliar o acervo de literatura científica sobre o assunto, a fim de contribuir positivamente, de maneira factual e ativa, na formação de (novos) leitores.
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ISSN 2764-2135