A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATIVA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO

Graziela Maria Lazzari, Vanilda Lídia Ferreira de Macedo

Resumo


O cenário provocado pela pandemia Covid-19 trouxe desafios aos profissionais da educação. Nesse sentido, o foco deste estudo torna-se necessário, na intenção de entender como os professores pensam e qual é a importância da Formação Continuada para a construção da Aprendizagem Ativa como Princípio Pedagógico. O objetivo em si é compreender o papel desempenhando pela Formação Continuada para o desenvolvimento dessas metodologias na prática docente de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Venâncio Aires. O trabalho procura, também, analisar as interferências da Formação Continuada na prática docente e quais são as necessidades desses profissionais diante do novo contexto educacional. Para esse levantamento de dados, foram coletadas informações, através de questionário no Google forms, de professores da Rede Pública Estadual de Ensino, na tentativa de entender as dificuldades enfrentadas na prática docente para mediar situações de aprendizagem significativa, que sejam de fato coerentes, funcionais e eficazes. Também buscou-se conhecer a disponibilidade de recursos tecnológicos - e das Metodologias Ativas - para o ensino e quais as formas de uso que os professores fazem desses recursos para compreender o quanto a prática docente está fundamentada na Aprendizagem Ativa como princípio pedagógico, consolidando as perspectivas condizentes à educação nesse novo contexto. Analisa-se, ainda, as políticas sociais relacionadas à área da educação, cuja função da Formação Continuada envolve conhecimento, o trabalho coletivo, os alunos, a escola, a sociedade, o contexto histórico e o contexto atual, entre outros. Fatores que precisa ser coerentes e funcionais, atendendo as demandas pontuais que constituem um novo formato permanente - e constante - de formação para a prática docente, para suprir as necessidades e possibilidades reais da escola. Além disso, a pesquisa baseou-se em estudos, anseios e experiências de professores que atuam no cenário educacional, enfrentando diversos desafios diários, evidenciados na construção da sua práxis. Em virtude desses fatores, a construção de uma formação continuada precisa ao mesmo tempo, realizar-se no tempo e espaço escolares, e atender as demandas específicas para a docência, embasando a prática pedagógica e impulsionando a aprendizagem ativa como princípio pedagógico. Por fim, constata-se a urgente a necessidade de capacitação e formação continuada, a fim de realizar uma prática coerente e coesa, intrinsecamente relacionada com o tempo e espaço educacional e social vivenciado na atualidade. Portanto, com base no questionário, 100% dos participantes possuem pelo menos um curso de especialização e participam ativamente das Formações Continuadas oferecidas pelas redes de mantença e, ainda assim, enfrentam dificuldades em trabalhar com metodologias ativas e tecnologias digitais em sala de aula, como por exemplo pela falta de conhecimento dos aplicativos ou mesmo pela baixa qualidade da internet e falta de equipamentos, que são precários na maioria das escolas. Todavia, todos afirmaram ser importante ter formações que abordem tais temáticas, a fim de melhorar a atuação docente e transformar a sala de aula em um espaço mais criativo, inovador e interessante. Fatores esses que possibilitam um melhor aproveitamento da aprendizagem ativa e do planejamento docente, minimizando as dificuldades encontradas em sala de aula e potencializando formas de mediar a aprendizagem significativa.

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ISSN 2764-2135