FEIRA DE CIÊNCIAS – INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 2022: LEVANTAMENTO DE ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DAS CRES PARTICIPANTES

Autores

  • Nicole Maria Leonardi UNISC
  • Cláudia Mendes Mählmann UNISC
  • Ana Lúcia Becker Rohfels UNISC
  • Liane Mählmann Kipper UNISC
  • Andreia Koche UNISC
  • Lúcia Beatriz Fernandes Furtado da Silva UNISC
  • Nádia de Monte baccar UNISC
  • Suelen Daiane Nepomucen UNISC

Resumo

Entre os dias 18 e 21 de outubro ocorre a segunda edição da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022, realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul, tendo como público-alvo estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico das Regiões do Vale do Rio Pardo, do Litoral Norte e do Jacuí Centro. A realização do evento conta com o apoio das instituições que coordenam as atividades da Educação Básica pública, privada e comunitária das regiões de abrangência, objetivando divulgar as ações do evento e facilitar o acesso, de estudantes e professores participantes, às oportunidades científicas. Em 2022, a feira de ciências acontece de forma híbrida (presencial e remota), devendo o participante fazer sua escolha no momento da submissão do projeto. O evento objetiva a popularização e a difusão do conhecimento por meio de projetos escolares nas diversas áreas de conhecimento sob orientação dos professores das escolas participantes, no âmbito dos municípios envolvidos, junto à Universidade de Santa Cruz do Sul. A fim de capacitar os professores para o desenvolvimento de projetos voltados para a Feira de Ciências, está em andamento um curso online intitulado “Formação em pesquisa escolar para a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022”. Para a submissão de um projeto, pelo menos um dos professores orientadores deverá ter finalizado o curso. Os bolsistas atuantes no projeto também fizeram o curso, a fim de sanar dúvidas dos participantes quando solicitado. Objetivando a organização dos contatos com as escolas e professores, além das mídias sociais, os bolsistas do projeto buscaram informações e elaboraram planilhas com informações sobre as escolas de educação básica, das três regiões. As informações foram organizadas com o nome da instituição, e-mail e telefone atualizados, por município de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participante, ou seja, 6ª, 11ª e 24ª CREs, dentre outras. Durante as reuniões semanais da equipe do projeto, os bolsistas foram divididos por CRE e os dados das escolas foram levantados, sendo tabelados posteriormente. Na região do Vale do Rio Pardo foram identificadas 310 escolas em 16 municípios; na região Jacuí Centro foram identificadas 98 escolas em 11 municípios e, na região do Litoral Norte, foram identificadas 205 escolas em 16 municípios. Ainda, fazem parte das atividades da bolsa, o auxílio na elaboração da programação do evento, no planejamento e organização das diferentes etapas das inscrições dos participantes e trabalhos científicos e seus respectivos certificados e/ou atestados, bem como na organização dos espaços físicos, na execução financeira e premiação. Desta forma, diversas atividades estão em andamento e os resultados parciais serão apresentados no evento.

Biografia do Autor

  • Nicole Maria Leonardi, UNISC
    UNISC
  • Cláudia Mendes Mählmann, UNISC
    UNISC
  • Ana Lúcia Becker Rohfels, UNISC
    UNISC
  • Liane Mählmann Kipper, UNISC
    UNISC
  • Andreia Koche, UNISC
    UNISC
  • Lúcia Beatriz Fernandes Furtado da Silva, UNISC
    UNISC
  • Nádia de Monte baccar, UNISC
    UNISC
  • Suelen Daiane Nepomucen, UNISC
    UNISC

Publicado

2022-10-25

Edição

Seção

Ciências Exatas da Terra e Engenharias