A DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR PIBID UNISC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MENINO DEUS
Resumo
Introdução: A dança é um dos componentes curriculares da Educação Física; é
tão importante para as crianças, quanto aprender a falar ou a escrever, que deve
ser trabalhada com os alunos independentemente da idade. A dança não é
coreografia sem significados; é um momento em que os alunos tem de expressar
seus sentimentos e estar em sintonia com seu próprio corpo, para a execução dos
movimentos. Objetivos: Desenvolver a coordenação dinâmica geral, lateralidade,
percepção espaço-temporal, cooperação e expressão corporal nas atividades
relacionadas à dança. Método/Atividade:As atividades foram desenvolvidas na
modalidade de oficina do Subprojeto da Educação Física do PIBID-Unisc,
envolvendo as turmas 4º e 5º anos. Foram aplicadas atividades recreativas,
aquecimento e alongamento ritmados. Foram trabalhados vários estilos de dança.
Para melhor conhecimento em arte e cultura. E melhora na expressão corporal.
Também foram desenvolvidos ensaios de coreografias para apresentações em
datas especiais da escola.Resultado/Considerações Finais:A dança possibilitou
aos alunos a aprendizagem prazerosa, através da prática da dança,
proporcionando diversos benefícios físicos, sociais e intelectuais. Houve
perceptível melhora na coordenação dinâmica geral, lateralidade, percepção
espaço-temporal, expressão corporal e na cooperação em trabalho de grupo. A
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
dança contribuiu para os alunos no aprendizado de novos movimentos corporais,
no desenvolvimento de atividades Físicas e na expressão de sua criatividade.
tão importante para as crianças, quanto aprender a falar ou a escrever, que deve
ser trabalhada com os alunos independentemente da idade. A dança não é
coreografia sem significados; é um momento em que os alunos tem de expressar
seus sentimentos e estar em sintonia com seu próprio corpo, para a execução dos
movimentos. Objetivos: Desenvolver a coordenação dinâmica geral, lateralidade,
percepção espaço-temporal, cooperação e expressão corporal nas atividades
relacionadas à dança. Método/Atividade:As atividades foram desenvolvidas na
modalidade de oficina do Subprojeto da Educação Física do PIBID-Unisc,
envolvendo as turmas 4º e 5º anos. Foram aplicadas atividades recreativas,
aquecimento e alongamento ritmados. Foram trabalhados vários estilos de dança.
Para melhor conhecimento em arte e cultura. E melhora na expressão corporal.
Também foram desenvolvidos ensaios de coreografias para apresentações em
datas especiais da escola.Resultado/Considerações Finais:A dança possibilitou
aos alunos a aprendizagem prazerosa, através da prática da dança,
proporcionando diversos benefícios físicos, sociais e intelectuais. Houve
perceptível melhora na coordenação dinâmica geral, lateralidade, percepção
espaço-temporal, expressão corporal e na cooperação em trabalho de grupo. A
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
dança contribuiu para os alunos no aprendizado de novos movimentos corporais,
no desenvolvimento de atividades Físicas e na expressão de sua criatividade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.