A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO VOCABULÁRIO NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE RECURSOS MUSICAIS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS
Resumo
O conjunto: recursos musicais, ilustrações e vídeos é o carro-chefe do trabalho
desenvolvido no Colégio Luiz Dourado, no contexto da oficina de Língua Inglesa
do PIBID/UNISC. Nosso projeto é realizado na aquisição da língua inglesa por
crianças, com idade média entre dez e onze anos. A partir da experiência das
atividades e da leitura de teorias proporcionadas no projeto, embasamos nossa
metodologia objetivando o ensino de vocabulário da língua inglesa auxiliado por
recursos como músicas, imagens e vídeos através de abordagem comunicativa.
Observamos que quanto mais diversidade nos métodos e estratégias, mais os
alunos se envolviam na atividade, e a aquisição se tornava algo mais natural e
inconsciente por parte deles, fator essencial para a construção de conhecimento
com crianças. A música, quando não sendo temática em torno de um conteúdo
específico como Natal, alfabeto ou animais deve ser conhecida pelos alunos – ao
menos o seu ritmo –, fator fundamental para o envolvimento dos mesmos na
atividade, pois, assim, é possível atingir os objetivos com entusiasmo, maior
envolvimento e interesse. A soma da correlação desses recursos com a
construção da aprendizagem do vocabulário possibilitou a compreensão – por
parte das bolsistas e dos próprios alunos – de como o processo de conhecimento
foi desenvolvido. Como podemos perceber, a utilização conjunta de instrumentos
de ensino reforça a aquisição do vocabulário. As práticas sugeridas promovem
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
um ambiente solidário entre alunos, pois aliadas ao aspecto emocional, propiciam
a diminuição de possíveis tensões em sala de aula, como sugere KRASHEN
(1982). O exercício de atividades com o auxílio de recursos ilustrados, visuais e
musicais oportunizou aos alunos um desempenho notável na aquisição da língua
inglesa, como dimensão lúdica, bem como uma experiência formativa para os
futuros docentes envolvidos como bolsistas do PIBID.
desenvolvido no Colégio Luiz Dourado, no contexto da oficina de Língua Inglesa
do PIBID/UNISC. Nosso projeto é realizado na aquisição da língua inglesa por
crianças, com idade média entre dez e onze anos. A partir da experiência das
atividades e da leitura de teorias proporcionadas no projeto, embasamos nossa
metodologia objetivando o ensino de vocabulário da língua inglesa auxiliado por
recursos como músicas, imagens e vídeos através de abordagem comunicativa.
Observamos que quanto mais diversidade nos métodos e estratégias, mais os
alunos se envolviam na atividade, e a aquisição se tornava algo mais natural e
inconsciente por parte deles, fator essencial para a construção de conhecimento
com crianças. A música, quando não sendo temática em torno de um conteúdo
específico como Natal, alfabeto ou animais deve ser conhecida pelos alunos – ao
menos o seu ritmo –, fator fundamental para o envolvimento dos mesmos na
atividade, pois, assim, é possível atingir os objetivos com entusiasmo, maior
envolvimento e interesse. A soma da correlação desses recursos com a
construção da aprendizagem do vocabulário possibilitou a compreensão – por
parte das bolsistas e dos próprios alunos – de como o processo de conhecimento
foi desenvolvido. Como podemos perceber, a utilização conjunta de instrumentos
de ensino reforça a aquisição do vocabulário. As práticas sugeridas promovem
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
um ambiente solidário entre alunos, pois aliadas ao aspecto emocional, propiciam
a diminuição de possíveis tensões em sala de aula, como sugere KRASHEN
(1982). O exercício de atividades com o auxílio de recursos ilustrados, visuais e
musicais oportunizou aos alunos um desempenho notável na aquisição da língua
inglesa, como dimensão lúdica, bem como uma experiência formativa para os
futuros docentes envolvidos como bolsistas do PIBID.
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