A importância da continuidade de projetos de educação ambiental realizados em escolas

Junaia Aparecida Santos da Cruz, Alexandre Rieger, Tania Benhardt, Betânia Alves de Araujo

Resumo


Projetos de educação ambiental em escolas são atividades de suma importância e que devem ser realizados, principalmente devido ao fato de tantos problemas ambientais que estão ocorrendo em nosso planeta. Traçar metas a serem desenvolvidas, bem como criar objetivos para estas, promovem a importância de trabalhar o tema, bem como adotar métodos que visem à sustentabilidade com a função de diminuir os impactos causados pelo ser humano ao meio ambiente, conforme proposto por Roos e Becker, 2012. Desta forma, é muito importante que estas atividades continuem sendo colocadas em prática, criando novos objetivos e atualizando metodologias, garantindo um seguimento do projeto, e bons resultados do mesmo. Com base nisso, o objetivo do estudo foi avaliar a importância da continuidade destes projetos na escola foco da pesquisa. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto realizado no ano de 2015, através de oficinas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O local de estudo foi a EMEF São Canísio, no munícipio de Santa Cruz do Sul, executado com base no projeto Escola Sustentável, foi realizado com alunos de 1° ao 6° ano do ensino fundamental, na forma de oficinas e palestras, abrangendo os temas de separação correta do lixo, poluição, importância da água, entre outros. No primeiro semestre de 2017 aplicou-se um questionário com aproximadamente 20 alunos, de faixa etária de 10 a 16 anos, que participaram do projeto e também os novos estudantes da escola que não tiveram acesso ao mesmo, para analisar se estes praticavam o que fora discutido nas oficinas, ou seja, se o projeto houve continuidade e se os novos alunos haviam sido apresentados ao mesmo. Após a realização do questionário, pode-se notar que o projeto não teve continuidade, pois muitos não lembravam mais do tema e também não praticam as atividades que foram trabalhadas duranteo mesmo. Muitos dos alunos novos também não foram sensibilizados sobre a preservação ambiental, resultando no não desenvolvimento de ações preventivas ao meio ambiente. No entanto, pode se perceber que muitos professores desenvolvem atividades referentes ao tema estimulando os alunos na preservação. Com tudo, nota-se a importância em dar continuidade a este tipo de ação, ou traçar novas metodologias para sensibilização. Uma vez que, em pequenos gestos os alunos possam cuidar de nosso planeta, desenvolvendo pequenas atividades, mas que fazem uma grande diferença para o futuro ambiental.PALAVRAS CHAVES: Continuidade de Projetos. Educação Ambiental. Sensibilização.REFERÊNCIAS:ROOS, Alana; BECKER, Elsbeth Leia Spode. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE; Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental REGET/UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, v(5), n°5, p. 857 - 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/4259/3035>

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