Sumário
Resumos
Álcool gel: aprendizado de função orgânica e benefícios à saúde. | |
Gabriele D’Avila, Jéssica Luiza Rutsatz, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Wolmar Alípio Severo Filho |
Alfabetização e Estudo de Caso por Bolsista do PIBID no Ensino Fundamental II | |
Beatriz dos Santos Lima, Rosane de Carvalho |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Lilian de Souza Resplandes, Marcia Cristina Gonçalves Gomes, Janeth Dayany Martins Alves Castro |
APLICAÇÃO DE TESTES DE INDICADORES DE SAÚDE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTA CRUZ DO SUL-RS: UM RELATO DO PROJETO PIBID/UNISC | |
Julia Luisa Gassen, Nadine Eduarda de Lara Tomaz, Sheila Cristiane Severo, Miriam Beatris Reckziegel, Miria Suzana Burgos |
APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES: estudo realizado em uma escola municipal de Santa Cruz do Sul-RS, participante do PIBID/UNISC | |
Tamires Limberger, Silvia Gabriele Lopes de Oliveira, Leandro Tibiriçá Burgos, Miriam Beatris Reckziegel |
Aplicação do ensino de química e outras ciências focado ao empreendedorismo | |
Welligton Beling Camargo, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Wolmar Alípio Severo Filho |
APRENDENDO COM A DOCÊNCIA ASSISTIDA | |
Miriam Aline Bonelli, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas |
APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PIBID/UNISC - EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Thais Gisele Oliveira dos Santos, Leandro Tibiriçá Burgos, Miriam Beatris Reckziegel, Miria Suzana Burgos |
APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES: UM ESTUDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OFERTADAS PELO PIBID – UNISC | |
Carolina dos Santos Pereira, Darlan Carlos Back, Marcus Daniel Silva Camargo |
Aceitabilidade ou reprovação? O uso das Histórias em quadrinhos como recurso didático-pedagógico no ensino da L2 | |
Fabrício Leo Alves Schmidt, André de Lucena Moraes, Carlos Renê Ayres, Karen Andresa Teixeira Santorun |
Avaliação da presença de açúcares, gordura e sódio em alimentos, como tema desencadeador do ensino de Química no 7o e 8o ano do ensino fundamental | |
Jéssica Morsch, Patrícia Aretz, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Wolmar Alípio Severo Filho |
AVALIANDO A OFICINA “RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM” DESENVOLVIDA PELO PIBID: O OLHAR DO GRUPO ESCOLAR | |
Carolaine Schreder, Luana Tainá Klein, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber |
A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EMEF MENINO DEUS | |
Cleni Inês da Rosa, Leila Adriane Lopes Berlt, Luizene Mariano da Luz, Thaís Hohl |
A Construção do Pensamento Lógico-computacional na Escola | |
Leandro Halmenschlager, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz |
A inserção da língua espanhola no Ensino Fundamental | |
Julia Rafaela Petry, Suiani Santos de Oliveira, Vera Lucia Silva Travi |
A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INCENTIVO À PRÁTICA DA LEITURA. | |
Débora Evelise Luz de Borba, Juliene Fogliarini Oliveira, Ângela Fronckowiak, Cristiane Dall Cortivo Lebler |
A importância da continuidade de projetos de educação ambiental realizados em escolas | |
Junaia Aparecida Santos da Cruz, Alexandre Rieger, Tania Benhardt, Betânia Alves de Araujo |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA | |
Victória Vidal Preussler, Cíntia Daniela Schmidt da Costa, Cláudia Mendes Mählmann |
A importancia das atividades fisicas para as series iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos | |
Angelica Bettelkow, Laura Elis Kuntzler Pedrotti, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber |
A interdisciplinaridade, a teoria e a prática musical nas oficinas de Violão – PIBID | |
Rodrigo Ivan Mohr, Andrei Weber Moraes |
A música como estratégia de ensino e aprendizagem contribuindo para uma metodologia de ensino enriquecedora | |
Rafaela Limberger |
A RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E MATEMÁTICA | |
Bruno Saldanha Peters, Cláudia Mendes Mählmann |
A relação professor-aluno influência no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes? | |
Ana Paula Rodrigues, Lucas Kasper |
A relevância do PIBID para a formação inicial de professores/pesquisadores | |
Elen Fabiane Garrot Pinheiro, Bianca Barcelos Oliveira, Simone Aires da Silva, Renati Fronza Chitolina |
As contribuições do Pibid para a formação docente: memórias e trajetórias | |
Douglas Miguel Walter, Carla Lavínia Pacheco da Rosa |
Biblioteca escolar: um espaço acessível de formação leitora | |
Ângela Cogo Fronckowiak, Cristiane Dall’ Cortivo Lebler, Kadine Saraiva de Carvalho, Reinaldo Valdez Rodrigues da Silveira, Taís Milene Rusch |
Biblioteca Infantil: aprendizado significativo através de novas práticas de leitura | |
Márcia ristina Kaeffer, Olgário Paulo Vogt |
Colaborar e confiar para ser equipe: aprendizagens nos encontros do PIBID | |
Marguit Carmen Goldmeyer |
Coleta seletiva do lixo: desenvolvendo a consciência ambiental através de atividades recreativas | |
Alexandre Rieger, Graziele Cristina Thiesen, Monize Pappen Giovanaz, Tania Bernhard |
Contação de histórias: relato de uma ação formadora | |
Brenda de Góis Cardoso, Cristiane Corneli, Jaine Suelen Bonelli, Moisés Morinel, Cristiane Dall Cortivo Lebler |
Conservando o tradicionalismo do sul-rio-grandense | |
Jóice Daiane da Silva, Víctor Armani dos Santos, Ernesto Alves, Camilo Darsie |
Construindo o Pensamento Computacional: experiência com o desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos desplugados | |
James Marcelo Schulz, Roberta Francine Schmachtenberg |
Da decodificação à produção: Estratégias metodológicas para o trabalho com Língua Espanhola nos Anos Finais do Ensino Fundamental | |
Gabriela de Moraes, Letícia da Rosa Fregapani, Vera Lúcia Silva Travi |
Desmistificando a química em aulas experimentais com uso de material alternativo | |
Michel Fagundes da Costa, Renata Pachaly Beise, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Wolmar Alípio Severo Filho |
Dinâmicas sobre folclore com o 4º ano na escola São Canísio | |
Carine Lucia Marques, Shirley Wermuth, Jordana Hopp, Ângela Fronckowiak, Cristiane Dall’ CortivoLebler |
Educação ambiental – relato de uma palestra para alunos do 9° ano do ensino fundamental | |
Eduardo da Silva Saueressig, Manoel Leonardo Feitosa Neto, Cláudia Mendes Mählmann |
Educação diferenciada: um relato da prática didática por meio de jogos | |
Crystine Fernanda Bangel |
Ensino da língua inglesa através de elementos culturais anglófonos | |
Richard Gillmeister, Ms. Karen Santorum, Dr.Carlos Renê Ayres |
Ensino de Biologia: vivências a partir do PIBID durante as diferentes abordagens e estratégias no ensino médio | |
Giovana V. Fagundes, Jéssica F. Martins, Alexandre Rieger, Tania Bernhard |
Ensino de programação no ensino fundamental através do PIBID/UNISC: uma etapa importante no processo de construção do conhecimento dos alunos | |
Heitor de Holanda Ramos, Daniela dos Santos |
Experiências lúdicas no processo de aprendizagem de Língua Espanhola | |
Amanda Carolina da Silva, Tainá Juliana Theves, Vera Lúcia Silva Travi |
Experimentação em animais não-humanos e a indústria: reflexões no ensino básico | |
Ben Hur Graboski Pinheiro, Laura Alves Strehl, Fernanda Storck Dias, Eliane Fraga da Silveira |
Dicionário bilíngue: aquisição de vocabulário e cultura | |
Lilian Karen Vera Espíndola, Sabrina Bencke, Vera Lúcia Silva Travi |
Ensino da Língua Inglesa com Atividades Artísticas | |
Eduarda Celina Lopes, Alisson Pereira Fleck, Dr.Carlos Renê Ayres, Karen A. T. Santorum |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O APRENDIZADO DE SURDOS | |
Joilson da Rosa Brito, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Wolmar Alipio Severo Filho |
Gêneros Textuais na sala de aula | |
Júlia Valente, Priscila Soares de Freitas, Fernando Pellegrini Laste, Cássio Souza da Silveira, Drª Ângela Cogo Fronckowiak |
Horta escolar e plantas medicinais: uma abordagem de educação ambiental | |
Jucenara Soares, Jéssica Vanessa da Silva, Amanda Baptista Tafernaberri, Raquel Brum Carvalho, Tania Bernhard |
Incentivando a prática e o interesse pela Química, através de experiências atraentes e domésticas no Ensino Fundamental | |
Renata Pachaly Beise, Michel Fagundes da Costa, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Wolmar Alípio Severo Filho |
INDICADORES DE RISCO RELACIONADOS À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO SUL: um relato PIBID/UNISC | |
Mariana Zuege, Daniel Müller Krebs, Leandro Tibiriçá Burgos, Miriam Beatris Reckziegel, Miria Suzana Burgos |
Inserção de forma lúdica no ensino de língua espanhola | |
Alana Lehmen Heinen, Carolina Hertz, Vera Lúcia Silva Travi |
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA E ENSINO SIGNIFICATIVO: SUPERANDO A VISÃO SIMPLISTA SOBRE A AULA TEÓRICA. | |
Adriano de Paula Junior, Daniel Henrique Mello, Alexandre Rieger, Tania Bernhard |
Língua estrangeira, literatura e interação: outros modos de ouvir histórias | |
Laura Silveira Aguiar, Ticiane Daniele Alves, Vera Lúcia Silva Travi |
Oficinas pedagógicas na formação inicial: um espaço de aprender a ensinar através das ações no PIBID | |
Simone Aires da Silva, Bianca Barcelos Oliveira, Elen Fabiane Garrot Pinheiro, Renati Fronza Chitolina |
Literatura hispânica e uma nova perspectiva de aprendizagem | |
Giulio Daniel Mello, Brenda Schmidt Santos, Vera Lúcia Silva Travi |
Literatura como fonte de introdução ao estudo da história | |
Mariele Henn Heck |
METODOLOGIA ATIVA NA ÁREA DE FÍSICA – PROJETO SOBRE LANÇAMENTO OBLÍQUO | |
Gustavo Henrique Menzel, Cláudia Mendes Mählmann |
MONITORIA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES: DIFERENTES CAMINHOS QUE LEVAM AO APRENDIZADO | |
Larissa Gerasch, Zoraide Linhares Silveira, Dr.ª Ângela Cogo Fronckowiak, Dr.ª Cristiane Dall’ Cortivo Lebler |
Narrativas de terror: Propostas de leitura e escrita | |
Andréia Luísa Schirmann, Fátima da Costa Silva, Greici Pires, Isamara de Oliveira, Cristiane Dall’ CortivoLebler |
Narrativas produzidas por um grupo de agricultores acerca de práticas matemáticas escolares e não escolares | |
Eliane Görck, Cláudio José de Oliveira |
Nós também temos história! | |
Marília Daniel Stölben, Rafaela Spindler |
OFICINAS DE FÍSICA - QUESTÃO RECORRENTE QUANTO À NECESSIDADE DE APRENDER UM ASSUNTO ESPECÍFICO | |
Isaque Nilson da Silva, Cláudia Mendes Mählmann |
Orientação de Bolsistas de Iniciação à Docência no Contexto da Recuperação Contínua e Progressão Continuada | |
Rosane de Carvalho, Beatriz dos Santos Lima |
O aprender e suas possibilidades: a ação do Pibid baseada em projetos | |
Adriana Kist, Claudia Maria Baierle, Fátima Janaína Figueiredo |
O desenvolvimento da leitura através das fichas | |
Francieli de Bastos Bastos, Rosane Cristine de Azevedo, Cristiane Dall Cortivo Lebler, Ângela Fronckowiak |
O ensino da matemática em espaços educativos. | |
Camila Kipper Roos |
O que você quer ser quando crescer? Uma visão de mundo com os olhos do Pequeno Príncipe. | |
Josíbia Laís Kronbauer Braun, Doris Helena Schaun Gerber |
O ensino de botânica no 7º ano do ensino fundamental | |
Luana Lais Wagner Budde, Tania Bernhard, Alexandre Rieger |
O lúdico enquanto ferramenta de aprendizagem teórica | |
Andréa Ferreira Steffens, Caroline de Freitas Oliveira, Alexandre Rieger |
O lúdico no ensino de matemática: Possibilidades para a integração de estudantes incluídos em turmas regulares | |
Mateus Rodrigues Barbosa, Vitória de Mello Konzen |
O ensino da pluralidade cultural brasileira: relato de experiência | |
Laura Alves Strehl, Ben HurGraboski Pinheiro, Eliane Fraga da Silveira |
O uso de metodologias ativas no ensino da Matemática | |
Aline Tews, Emerson Medina da Silva |
O uso do material dourado | |
Cristiane Bohnen, Glaucia Cabral Moraes, Marcia Adriana de Oliveira |
O USO DO NOTEBOOK EM SALA DE AULA COMO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Glaucia Cabral Moraes, Vitoria Helena Panke |
O xadrez como uma ferramenta alternativa na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pelo intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID | |
Andressa Patrícia Soares Belarmino, Angeolaidi Lima Pereira, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber |
Percepção do PIBID na Escola Rosário pelos supervisores da instituição. | |
Neoli Paulina da Silva Gabe, Patricia Pinho Storch, Maria Rita Dalpiaz Breunig, Glaucia Maria Etges, Lisliane Cardozo |
Pibid: Não levante sua voz, melhore seus argumentos | |
Caroline Altenhofen, Gabriela Friedrich, Janaíne Limberger |
PIBID- A essência da reflexão e o prazer da escrita | |
Vânia Barbosa da Silva, Thuany Heinzmann |
PIBID/UNISC: ANÁLISE DOS INDICADORES DE RISCO À SAÚDE EM ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL - RS | |
Alana Catarina Wendel, Guilherme Eduardo Alexsander Gonçalves, Mathias Luiz Dupont, Miria Suzana Burgos |
PIBID/UNISC: Avaliação da aptidão física relacionada à saúde em escolares de uma escola estadual de Santa Cruz do Sul-RS | |
Bárbara Cristina Grade, Luiz Augusto Souza de Camargo, Leandro Tibiriçá Burgos, Miria Suzana Burgos |
PIBID/UNISC - EDUCAÇÃO FÍSICA: aplicação de testes relacionados à saúde em | |
Felipe Luís Hickmann, Leandro Tibiriçá Burgos, Miriam Beatris Reckziegel, Miria Suzana Burgos |
O TRABALHO INACABADO DE REDAÇÃO DURANTEA MONITORIA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JOSÉ ALFREDO KLIEMANN | |
Gabriel Zitzke Storniolo, Cristiane Dall’Cortivo Lebler, Júlia Caroline Neumann |
Pibid: sala de aula e Educação 3.0 | |
Cibele Aparecida Müller, Fabiane Cristine Waechter, Dra. Marguit Carmen Goldmeyer |
Planilha eletrônica na escola: uma necessidade atual | |
Everton Luis Dias, Rafael Elias Possamai |
Práticas de História em Sala de Aula | |
Carini Estela Biek |
Práticas e aprendizagens matemáticas | |
Amanda de Souza |
Racismo e educação: possibilidades pedagógicas | |
Fernanda Vieira Trindade, Pâmela Tainá Wink da Luz, Mozart Linhares da Silva |
Racismo nos desenhos animados: cartilha de auxílio aos professores | |
Camila Isabel Reinke, Marieli Elena Muller, Mozart Linhares da Silva |
Recrear para aproximar: a recreação enquanto método de aproximação da família na escola | |
Ana Aparecida Esperdião Constancio, Ana Cristina Kipper |
RECURSOS EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE FÍSICA | |
Deverli Douglas Matties, Marcelo de Oliveira Silveira, Cláudia Mendes Mählmann |
Reforço escolar através de oficinas do PIBID | |
Letícia Bruxel Turra, Matheus Leonhardt, Matheus Ruppenthal |
Relato da experiência: Trabalhando Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs na Educação de Jovens e Adultos | |
Rejane Maria Reis, Alexandre Rieger, Tania Bernhard |
A ESTÉTICA DA ARTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE PROPOSTA METODOLÓGICA | |
Milena Stülp da Silva, Caroline Roesch, Glaucia Cabral Moraes |
Relato das experiências obtidas através da contação de histórias infantis em língua espanhola | |
Taís Heide Passos de Freitas, Kathielly da Silva Paz, Sabriny Lopes dos Anjos, Vera Lucia Silva Travi |
Relato de experiência do projeto pibid: aplicação dos jogos pedagógicos na busca de uma metodologia eficaz na construção do conhecimento matemático | |
Janeth Dayany Martins Alves Castro, Marcia Cristina Gonçalves Gomes, Lilian de Souza Resplandes |
Relato de experiência do projeto PIBID Matemática na E.E.E.B. Estado de Goiás | |
Anna Giulia Schmidt, Bianca Noronha |
Relato de Experiência do Projeto PIBID Matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário | |
Ana Paula Vettorazzi, Fernanda Dias |
Rodas de conversa como estratégias de intervenção no tema sexualidade | |
Gian Pedroso Rodrigues, Larissa Weizemann, Letícia Luiz de Queiroz, Alexandre Rieger |
Sites interativos: uma ferramenta para o estudo da Tabela Periódica | |
Cátia de F. Corrêa Mayer, Angela Cristina Kroth, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Wolmar Alípio Severo Filho |
Stroop test: Aprendizagem e consolidação de novo vocabulário nas aulas de língua inglesa. Um aporte da neurociência | |
Celsa Souza dos Santos, Ms. Karen Santorum, Dr.Carlos Renê Ayres |
UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PIBID E AS AÇÕES COLETIVAS PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
Carla Cristiane Mergen, Silvana Soares Rodrigues dos Santos, Felipe Gustsack |
Utilizando ferramentas computacionais no ensino | |
Felipe Funk, Viviane Müller |
Xadrez: Um Projeto Interdisciplinar | |
Leonardo Müller Frantz, Ernesto Alves, Camilo Darsie de Souza |
ISSN: 2359-5752