APRENDENDO COM A DOCÊNCIA ASSISTIDA

Miriam Aline Bonelli, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilita a prática em Docência Assistida, ou seja, de monitoria. Projeto este que estou realizando na turma de 2º ano do Ensino Fundamental, turma B, na Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Jose Kliemann, na cidade de Santa Cruz do Sul, que teve início em junho de 2017. OBJETIVO (S): O principal objetivo é de desenvolver ações planejadas com a professora titular em sala de aula, resultando nos seguintes objetivos de aprendizagem: de ajudar no processo de alfabetização das crianças, desenvolvendo atividades de leitura e de escrita, e contribuir para que as crianças construam o nível alfabético e ortográfico de escrita a partir dos fundamentos das áreas das linguagens estudados no curso de Pedagogia. METODOLOGIA: A atividade de monitoria é realizada uma vez por semana, no turno da tarde. De acordo com o planejado, acompanho as correções individuais de atividades escritas dos alunos que estão com dificuldades em realizar determinadas atividades. Também ficou combinado com a professora titular que planejarei e aplicarei pelo menos uma atividade que esteja relacionada à leitura e a escrita. Para uma melhor interação e uma boa construção do conhecimento e participação de todas as crianças da turma do 2º ano, as atividades propostas serão, em sua maioria, dinâmicas e práticas. RESULTADOS: Faz poucos dias que dei início ao meu trabalho. Eu já havia trabalhado em escolas e tenho outras experiências com aprendizagens de crianças e1Graduanda Josíbia Laís Kronbauer Braun: bolsista de iniciação à docência do subprojeto PIBID/Pedagogia doInstituto Superior de Educação Ivoti2Mestre Doris Helena Schaun Gerber: coordenadora de área do subprojeto PIBID/Pedagogia e docente no InstitutoSuperior de Educação Ivotiinterações de professor e aluno, mas o PIBID está me proporcionando algo muito bom, que é o de conhecer outras realidades e, além disso, acrescentar na minha formação. A Docência Assistida me possibilita participar do planejamento e do cotidiano de uma turma, em que há crianças em processo de alfabetização. Acompanhar o desenvolvimento desta turma só me oportuniza vivenciar a unidade teoria x pratica. CONCLUSÃO: A cada novo dia, tanto indo para a escola quanto os dias de reuniões, é um novo aprendizado. O PIBID é uma porta aberta a novas oportunidades e experiências. Tanto para quem atuou ou nunca entrou em uma sala de aula como professora, posso afirmar pelo que experimentei até agora, que é uma experiência fantástica e única. É um espaço dado para aqueles que nunca estiveram em uma turma escolar como professor, ou simplesmente dirigindo e propondo atividades para os pequenos. Estar participando desse programa é uma chance que deve ser bem aproveitada, pois além de ajudar em tudo o que eu já disse anteriormente neste texto, também ajudará nos estágios ao longo do curso e acrescentará na formação daqueles que já tiveram experiências em sala de aula.Palavras-chave: PIBID; Monitoria; Desenvolvimento.Instituição: Unisc – Santa Cruz do Sul/RS.

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