Horta escolar e plantas medicinais: uma abordagem de educação ambiental

Jucenara Soares, Jéssica Vanessa da Silva, Amanda Baptista Tafernaberri, Raquel Brum Carvalho, Tania Bernhard

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido a partir da proposta pedagógica de revitalização da hortaescolar, definida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, município de SantaCruz do Sul-RS, com o objetivo de promover a Educação e sensibilização ecológica,ambiental e alimentar da comunidade escolar. É de grande importância para a manutenção deuma sociedade ambientalmente correta, a promoção de ações de educação ambiental.Desenvolve-se, desta forma, a compreensão tanto individual quanto coletiva para apreservação e manutenção do meio ambiente, a formação de cidadãos sensibilizados, críticose conscientes diante das questões ambientais e de qualidade de vida. A manutenção da horta,o cultivo de hortaliças e plantas medicinais foram propostas aos alunos considerando ocontexto social e ambiental dos mesmos. As oficinas foram realizadas semanalmente, comestudantes do ensino fundamental, através do PIBID/Biologia do Programa Institucional deBolsas a Iniciação à Docência, em duas etapas. Em 2016 foi abordado o tema plantasmedicinais e em 2017, a manutenção da horta e plantio de hortaliças. Os estudantes, a partirdo momento que estão inseridos na prática com a elaboração e a manutenção do espaço dahorta escolar, desenvolvem um olhar crítico, sentem-se parte integrante do meio ambiente,compreendem a necessidade de preservá-lo, repensando atitudes que venham garantir o nossofuturo e das gerações seguintes. A abordagem horta escolar, como ferramenta de ensinoaprendizagemproporcionou a modificação dos hábitos alimentares dos alunos e a percepçãoda necessidade de reaproveitamento de materiais. Esta atividade auxiliou no desenvolvimento1 Graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado, UNISC. Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas,UNISC. Bolsista de Iniciação à Docência da UNISC. Subprojeto Biologia/EMEF Santuário, UNISC.2 Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNISC. Bolsista de Iniciação à Docência da UNISC.Subprojeto Biologia/EMEF Santuário, UNISC.3 Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNISC. Bolsista de Iniciação à Docência da UNISC.Subprojeto Biologia/EMEF Santuário, UNISC.4 Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNISC. Bolsista de Iniciação à Docência da UNISC.Subprojeto Biologia/EMEF Santuário, UNISC.5 Mestre em Educação, UFSM. Coordenadora do subprojeto de Biologia/PIBID, UNISC.da consistência de que é necessário adotarmos um estilo de vida menos impactante sobre o meio ambiente, possibilitando a integração dos alunos com a problemática ambiental vivenciada, bem como a percepção de que a horta pode ser reproduzida em suas casas, tornando-se uma alternativa para reduzir custos e introduzir escolhas de alimentos saudáveis.

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