OFICINAS DE FÍSICA - QUESTÃO RECORRENTE QUANTO À NECESSIDADE DE APRENDER UM ASSUNTO ESPECÍFICO

Isaque Nilson da Silva, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


Estudar novas estratégias de ensino aplicáveis à Física é uma das propostas do curso Física Licenciatura, o que amplia as possibilidades para pensar e elaborar processos de aprendizagem da área das Ciências Naturais. Aliado a isso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID promove a experimentação de possibilidades docentes que visem o maior engajamento dos educandos através de práticas tradicionais ou interdisciplinares. No segundo semestre de 2017, na atuação como bolsista no Subprojeto Física foi proposta uma oficina interdisciplinar para estudantes das turmas do Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E.E. E. M. Santa Cruz. Ao contextualizar as diversas necessidades dos alunos da EJA, distintas das necessidades dos alunos do ensino regular, percebeu-se que o processo de ensino deve ser plural, no qual a construção do conhecimento ocorra mutuamente. Para incluir os estudantes no processo de aprendizagem, o conhecimento prévio foi incorporado vislumbrando a troca de informações, aproximando o educador ao universo dos alunos. Situações do cotidiano dos estudantes devem abranger questões pertinentes à oficina. Dessa forma, sua concepção foi conduzida por um curso da Pixar Animation Studios, denominado Pixar in a box, que propõe respostas à pergunta "Por que preciso aprender isso?!", comum entre alunos. Com vídeos, é demonstrado como um conceito aprendido na escola é abordado no processo de criação. Além de exercícios, que pautam problemas físicos encontrados em filmes de animação, para representar atividades do dia-a-dia de maneira natural. Com apresentação de slides, multimídia e uso de netbooks, a fala dos apresentadores conduziu ao diálogo. A importância da ciência, leis da física, contexto histórico e senso comum foram os temas. Essa experiência oportunizada pelo PIBID-Física traz uma ótica docente que integra conceitos de diversas áreas do1 Acadêmico do Curso de Física Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul, bolsista de iniciação à docência PIBID – UNISC.2 Docente do Departamento de Química e Física da Universidade de Santa Cruz do Sul, coordenadora da área de Física do PIBID – UNISC.conhecimento em prol do ensino de Física, sendo que os participantes demonstraram grande interesse participando intensamente das atividades propostas. Novas estratégias de ensino promovem práticas inovadoras que se expandem para além da sala de aula.Palavras-chave: Física. Oficinas de aprendizagem. PIBID.Keywords: Physical. Learning workshops. Teaching.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.