Pibid: sala de aula e Educação 3.0

Cibele Aparecida Müller, Fabiane Cristine Waechter, Dra. Marguit Carmen Goldmeyer

Resumo


O conceito de Educação 3.0 refere-se ao que há de mais atualizado acerca da formação de estudantes. Com a era da informação e da globalização, o ensino precisa se adequar às novas exigências. Na prática das pibidianas, a Educação 3.0 faz-se presente desde o uso das tecnologias em sala até as pesquisas feitas pelas bolsistas e alunos antes da atuação. A cada aula mediada, reflexões sobre as necessidades para melhorar a aprendizagem são feitas. A atuação das pibidianas no terceiro ano do Ensino Médio contempla o interesse em aprimorar o conhecimento dos discentes acerca da realidade de mundo, com foco em assuntos atuais e discussões. O presente trabalho tem como objetivo sensibilizar o olhar do aluno para a realidade, instigando-o a assumir-se como um cidadão consciente e empático. Tal pensamento vai ao encontro da Educação 3.0 que visa formar pessoas para o mundo globalizado, em que se trabalhe de forma coletiva e humanizada. A partir de textos jornalísticos, crônicas e acontecimentos do cotidiano dos discentes, diálogos são trazidos à sala de aula para que os jovens possam entender não apenas os acontecimentos, mas também formas de agir e de se posicionar criticamente perante vivências reais. Percebe-se, a partir das aulas, uma nova visão acerca de assuntos polêmicos, maior posicionamento argumentativo e melhor desenvoltura em trabalhos escritos. Assim, temos certeza que esta comunicação trará importantes provocações para colegas pibidianos e docentes de diferentes áreas do conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.