Planilha eletrônica na escola: uma necessidade atual

Everton Luis Dias, Rafael Elias Possamai

Resumo


O conhecimento na área da Informática vem se tornando cada vez mais essencial, pois a cada dia vemos mais ferramentas para o uso no cotidiano. Visando alcançar uma parte desse conhecimento para que haja uma preparação maior dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz rumo ao mercado de trabalho foi elaborado, juntamente com os professores, um plano de ensino da oficina de Excel, que foi oferecida junto ao Subprojeto de Informática do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC. Inicialmente realizamos diálogo com a direção da escola e levantamos quais os critérios usaríamos para dar início à oficina. Estabelecemos como objetivo principal, transmitir aos alunos o conteúdo básico do software Microsoft Excel. Na primeira aula, mostramos a eles o conteúdo a ser estudado na oficina e um exemplo prático de uma empresa santacruzense que usa o Excel como software de gestão. Os alunos aprenderam algumas funções básicas, como soma, subtração, divisão, multiplicação, média, porcentagem e a função SE. Além de atalhos do teclado, gráficos, tabelas, comandos básicos, formatação do texto e mesclagem de células. Muitos dos 13 alunos participantes iniciaram a oficina sem nunca ter tido contato com o software. Em nosso método de avaliação levamos em conta o modo como cada aluno desenvolveu seu conhecimento a partir da resolução dos problemas apresentados. Encerramos a oficina do primeiro semestre de 2017 com um resultado satisfatório, pois todos os alunos que se disponibilizaram a participar da oficina foram assíduos e adquiriram um nível de conhecimento excelente. Iniciamos a segunda turma de Excel no segundo semestre com 17 alunos. Será dada sequência às atividades conforme o primeiro semestre, porém agora dividiremos melhor o tempo para que os conteúdos considerados mais difíceis sejam melhor compreendidos. O PIBID é um programa que deve ser continuado e ampliado, pelo seu grau de importância e pelo impacto positivo que causa nos estudantes e nos professores das escolas envolvidas.1 Graduando, Bolsista de iniciação à docência.2 Graduando, Bolsista de iniciação à docência.1Graduanda, Bolsista de Iniciação à Docência, Subprojeto Química, Escola Estadual deEnsino Médio Nossa Senhora da Esperança, UNISC.2Doutor(a), Coordenadores de Área, Subprojeto de Química, UNISC.Palavras-chave: Conhecimento. Informática. PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.