Racismo e educação: possibilidades pedagógicas
Resumo
O presente trabalho, iniciado dentro do Subprojeto de História do PIBID Unisc, partiu da constatação da ausência de materiais didáticos adequados para as discussões sobre racismo e eugenia nas escolas frequentadas pelos bolsistas. Seu principal objetivo foi facilitar o acesso de professores e alunos a materiais didático-pedagógicos atualizados e de extrema relevância para a formação dos estudantes, resultados da junção do conhecimento acadêmico com as necessidades das escolas atendidas pelo PIBID Unisc. O passo inicial foi a pesquisa e a seleção das fontes que seriam utilizadas na formulação dos materiais, todas relacionadas ao tema racismo científico. A partir dessas fontes elaborou-se um texto, de linguagem simples e acessível aos alunos, cujos objetivos se limitavam à análise dos seguintes tópicos: a) origens do racismo científico, com base no estudo do pensamento cientificista Ocidental durante o século XIX, bem como de seu contexto político e econômico, caracterizado pelo imperialismo sobre os territórios africanos e asiáticos, e a consequente necessidade de legitimação de seu domínio e exploração; b) eugenia, a ciência do melhoramento da raça, seus métodos e principais implicações para a formação da sociedade do século XX; c) o darwinismo social e as teorias bioantropológicas, o papel da teoria evolucionista e do argumento da hereditariedade do crime para a construção das representações e estereótipos dos negros; d) a incorporação das teorias raciais europeias no Brasil, destacando-se o debate acerca da miscigenação (para alguns, degeneração racial, para outros, processo que levaria ao branqueamento da população) e a criação do mito da democracia racial como forma de solução do problema que se colocava a frente da construção de uma identidade nacional para o país. Em seguida, procedeu-se à elaboração de um resumo no qual foi inserido um QR Code, que permite acessar o arquivo completo online. A última etapa do trabalho foi a plastificação do resumo em folha A4 e sua distribuição para as escolas frequentadas pelos bolsistas. O principal resultado desse projeto foi Graduanda em Licenciatura em História. Bolsista de Iniciação a docência no subprojeto de História da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuante na escola E. E E. M. Nossa Senhora do Rosário.Graduanda em Licenciatura em História. Bolsista de Iniciação a docência no subprojeto de História da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuante na escola E. E. E. M. Willy Carlos Frohlich. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuante como coordenador no Projeto de iniciação à docência, no subprojeto de História da Universidade de Santa Cruz do Sul.oferecer às escolas, alunos e professores o acesso a informações que, muitas vezes, são difíceis de encontrar nos livros ou outros materiais didáticos disponíveis. Outro importante resultado foi o fomento de discussões e debates em sala de aula, sobre temas que, apesar da relevância, não são comuns ao ambiente escolar. Nota-se que, infelizmente, essas temáticas ainda se encontram fortemente restritas às análises e estudos acadêmicos e, neste sentido, é imprescindível que haja conexão entre escola e academia, para que possam dialogar e complementar-se mutuamente.Palavras-chave: Racismo. Educação. Eugenia. Darwinismo social.Keywords: Racism. Education. Eugenics. Social darwinism.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.