Recrear para aproximar: a recreação enquanto método de aproximação da família na escola
Resumo
O PIBID no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado tem contribuído com muitas atividades em todos os segmentos da comunidade escolar. Podemos destacar as atividades alusivas ao dia das mães e dos pais realizadas com os bolsistas e supervisores do Subprojeto de Educação Física juntamente com uma professora da mesma área, docente do colégio, cujo objetivo foi oportunizar atividades físicas de recreação, descontração e integração para as mães e os pais nas suas respectivas datas comemorativas juntamente com os discentes e docentes do Ensino Globalizado. Como resultado obtivemos a participação das mães, que comumente se integram às atividades, e uma surpreendente participação ativa dos pais que neste ano se mostraram mais receptivos e adeptos a integrarem-se na realização das atividades com seus filhos (as). Conclui-se que as mães mantiveram seus níveis de participação nas comemorações do seu dia. No entanto, cabe ressaltar a expressiva participação dos pais que, diferentemente dos outros anos foram mais ativos na realização das brincadeiras propostas, constatação esta que fora registrada através de feedback à equipe diretiva e docentes, bem como através de registros fotográficos realizados nos dias dos eventos. Quanto ao aumento da participação dos pais, pode-se inferir que as desconstruções culturais e novas formações de núcleos familiares que tem permitido avanços no sentido de romper com a cultura machista pré-estabelecida. Tais avanços permitiram um rompimento com os moldes tradicionais possibilitando a abertura para estes momentos de suma importância com os seus (as) filhos (as). Sendo assim, o envolvimento das mães e dos pais tem gerado contribuições significativas na aprendizagem dos educandos aproximando a comunidade escolar (discentes, docentes, funcionários, equipe diretiva e as famílias de modo geral) viabilizando e a participação integração dos mesmos.Palavras-chave: Família. Recreação. Integração. Relações de Gênero. Escola.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.