A Construção do Pensamento Lógico-computacional na Escola

Leandro Halmenschlager, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A Computação é necessária para a existência de todos os setores produtivos, de estudo e lazer, logo, é indispensável sua abordagem na escola. Hoje, a tecnologia computacional é aporte para todas as áreas de conhecimento e os segmentos sociais dependem da sua existência. Este resumo apresenta as atividades realizadas na escola E.E.E Nossa Senhora da Esperança, junto ao Subprojeto de Informática (SI) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que recebe apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pois é inaceitável que estudantes da Educação Básica desconheçam os fundamentos de Computação. Todos os níveis e âmbitos escolares necessitam trabalhar com fundamentos de Computação e com tecnologias da informação relacionadas ao raciocínio lógico-algorítmico. A Computação, se trabalhada adequadamente na escola, incentiva habilidades relacionadas ao aprendizado envolvendo análise, síntese, atenção, memória e abstração para resolução de problemas. Habilidades de ordem afetiva também são potencializadas. No SI atuam estudantes do curso de Computação Licenciatura da UNISC em atividades com turmas de segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental, envolvendo conteúdos interdisciplinares, utilizando jogos educacionais online, jogos de raciocínio lógico e de fundamentos da Computação, através de ambiente de programação denominado “code.org”. Os estudantes demonstraram dificuldades em atividades que exigem a lógica computacional, contudo, os resultados de aprendizagem tem sido satisfatórios. Observa-se que a experiência pela qual passam os estudantes da escola tem1 Estudante do Curso de Computação Licenciatura, da Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC, Bolsista do Subprojeto de Informática PIBID/UNISC.2 Professora do Curso de Computação Licenciatura, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Bolsista do Subprojeto de Informática PIBID/UNISC – Coordenadora de Área; Graduada Ciências Exatas/Biologia/UNISC; Especialista Informática na Educação/UNISC; Mestre em Educação/UFRGS; Doutoranda PPGIE/UFRGS.1Graduanda, Bolsista de Iniciação à Docência, Subprojeto Química, Escola Estadual deEnsino Médio Willy Carlos Frölich, UNISC.2Graduanda, Bolsista de Iniciação à Docência, Subprojeto Química, Escola Estadual deEducação Básica Estado de Goiás, UNISC.3Doutor(a), Coordenadores de Área, Subprojeto de Química, UNISC.oportunizado expansão da curiosidade e assimilação de diferentes conteúdos. Esse elo que surgiu entre a UNISC, através do PIBID, e a escola vem contribuindo também, na formação dos estudantes de Computação Licenciatura e na revitalização de metodologias que envolvem os docentes da escola. Toda a comunidade educativa é beneficiada de forma muito enriquecedora, pois se potencializa habilidades necessárias para conviver e prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico, contribuindo, assim, com o desenvolvimento social, cultural e econômico do país.Palavras-chave: Pensamento lógico-computacional. Escola. PIBID.

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