Relato de experiência do projeto PIBID Matemática na E.E.E.B. Estado de Goiás

Anna Giulia Schmidt, Bianca Noronha

Resumo


Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID busca suprir as necessidades de alunos, auxiliando-os com aulas extracurriculares a fim de oferecer um maior campo de aprendizagem. Geralmente, a maioria dos estudantes não apresenta um bom aprendizado em Matemática, todavia, os professores devem rever seu modo de planejar as aulas e encontrar uma forma de ensinar de maneira que cative os alunos, provocando um maior interesse pela aprendizagem. Como lembra Loureiro (2011), o PIBID serve como uma proposta que tem como objetivo valorizar e incentivar o magistério a fim de oportunizar aos acadêmicos de todos os cursos de licenciatura a participação em experiências e práticas metodológicas. No primeiro semestre de 2017, foi proposta uma gincana para a turma de 8° ano, onde os alunos foram divididos em duas equipes. A primeira tarefa proposta foi que cada grupo retirasse questões de livros e em seguida, essas questões foram passadas para a equipe adversária. A equipe que tivesse um maior número de acertos ganhava a pontuação. Na segunda tarefa foi realizada a brincadeira “passa ou repassa”. Essa brincadeira foi a mais estimulante para os alunos praticarem seus estudos. Cada equipe recebia uma questão para resolver em cinco minutos, caso zerasse o cronômetro, a questão era passada para a outra com um peso maior de pontos e assim sucessivamente. O processo de ensino-aprendizagem precisa ser compreendido como reelaboração dos saberes e atividades para alcançar um maior entendimento por parte dos alunos. O papel do professor é reinventar as aulas e fazer um trabalho capaz de impressionar e atrair quem estiver aprendendo. Com a experiência que o PIBID proporciona aos bolsistas, percebe-se que uma ferramenta ímpar para a aprendizagem matemática são os jogos, recursos úteis para uma aprendizagem multidisciplinar, diferenciadora e significativa.Palavras-chave: PIBID. Matemática. Alunos. Professor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.