O TRABALHO INACABADO DE REDAÇÃO DURANTEA MONITORIA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JOSÉ ALFREDO KLIEMANN

Gabriel Zitzke Storniolo, Cristiane Dall’Cortivo Lebler, Júlia Caroline Neumann

Resumo


O presente trabalho está vinculado ao Subprojeto PIBID UNISC Letras Português (Universidade de Santa Cruz do Sul). Nós, enquanto discentes do curso de Licenciatura em Letras e bolsistas do Programa, optamos por trabalhar com monitoria na disciplina de Língua Portuguesa, com a turma de terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio José Alfredo Kliemann. Já que a turma mencionada se encontrava no último ano escolar, visando a uma melhor produção de textos dissertativos-argumentativos para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – e vestibulares, utilizamos as aulas monitoradas por nós, com auxilio e supervisão do professor Rodrigo Bartz, para aprofundar o estudo dessa estrutura tipológica. Nossa fundamentação teórica partiu de Marcuschi (2002), Marchuschi (2009) e Sautchuck (2004). Iniciamos os estudos do corpo do texto, partindo dos períodos compostos por coordenação e subordinação e seus conectivos, junto de suas funções na redação argumentativa. Passando da teoria para a prática, apresentamos a eles uma série de materiais para auxílio na escrita, além de exercícios de fixação. Na primeira semana, iniciamos com o conteúdo de período composto por coordenação e seus respectivos articuladores argumentativos, seguindo com atividades. Após, avançamos para a introdução dos períodos compostos por subordinação. Apresentamos, também, aos estudantes uma tabela contendo grande parte dos operadores argumentativos, focando no seu uso na produção do texto dissertativo-argumentativo. Os exercícios realizados em aula visavam ao desenvolvimento da habilidade de fazer o uso adequado dos conectivos no texto, tendo em vista produções futuras. Por questões de remanejamento de bolsistas, não conseguimos levar o trabalho adiante, assim tivemos apenas três semanas de atuação em sala, pois passamos a atuar em outra escola, tendo de abandonar o projeto de redação com os adolescentes. Dessa forma, não tivemos a oportunidade de concretizar o aprendizado por meio de uma produção textual.

Palavras-chaves: ENSINO MÉDIO. REDAÇÃO. MONITORIA


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.