PRODUÇÃO DE CD-ROM DE SLIDES DE ANATOMIA HUMANA BÁSICA –PARTE III
Resumo
A definição de Anatomia Humana é descrita como o estudo das estruturas do corpo, sendo ela a base de todas as ciências biológicas e da saúde e a mais antiga. Registros mostram que existem descrições anatômicas formais no Egito por volta de 3000 a 2500 a.C. e posteriormente, por volta de 500 a.C. . Mais tarde a Anatomia Humana foi ensinada na Grécia por Hipócrates (460-377 a.C), sendo ele considerado o pai da Anatomia Humana e também o primeiro a usar o termo Anatome, palavra grega que significa “cortar em pedaços ou separar”. Em 1543 a Anatomia Humana foi reformada por Andreas Vesalius (1514-1564) com sua obra De Humani Corporis Fabrica, o qual marcou o início do estudo moderno desta ciência e também sendo a primeira obra anatômica direcionada aos estudantes. Este projeto tem como objetivo a produção de um CD-ROM de Anatomia Humana básica, contendo slides com imagens das peças anatômicas disponíveis no Laboratório de Anatomia Humana da UNISC, onde serão produzidas em média 15 fotos para cada sistema do corpo humano e textos produzidos por informações referentes às pesquisas, utilizando bibliografia atualizada, disponível no acervo da biblioteca central da UNISC. Posteriormente, após a finalização do projeto, o CD-ROM será disponibilizado como material didático para o auxílio de docentes durante as aulas e também aos acadêmicos em seus estudos individuais. O mesmo contemplará os conteúdos de forma simples, objetiva, clara e ilustrada, visando despertar no estudante o interesse pela visualização das imagens e a busca pelas informações que complementam, pois paradoxalmente, enquanto alguns livros de Anatomia Humana trazem textos muito abrangentes, os quais se tornam difíceis e pouco práticos para serem utilizados em sala de aula, outros, no entanto, são superficiais e não atendem às expectativas dos alunos. Para a elaboração do material do CD-ROM, será utilizada a anatomia sistêmica, onde serão contemplados os sistemas esquelético, muscular, articular, nervoso, tegumentar, cardiovascular, respiratório, digestório, renal, endócrino, reprodutor e órgãos do sentido. Atualmente, já foram concluídos os textos e slides didáticos dos sistemas ósseo e muscular, que possuem como principais funções a sustentação do corpo, a proteção de suas estruturas vitais, base mecânica do movimento (alavancas), armazenamento de sais de cálcio, suprimento contínuo de novas células sanguíneas produzidas pela medula óssea e formação de diferentes órgãos e sistemas, tais como: digestório, circulatório, urinário, genital e tegumentar, de acordo com a especificidade de cada tipo de fibra muscular dos quais são formados (MOORE, 2007). A terceira parte foi concluída parcialmente. Sendo assim até o final deste semestre deverá ser concluído o trabalho proposto.
Apontamentos
- Não há apontamentos.