VER-SUS/CIES 13: UMA VIVÊNCIA TRANSFORMADORA NA REALIDADE DO ENSINO E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Pauline Schwarzb Silveira, Terezinha Eduardes Klafke, Ieda Cristina Morinel

Resumo


 

O VER-SUS configurou-se em uma vivência de duas semanas onde acadêmicos da UNISC e de outras universidades do Estado puderam conviver e aprender. Objetivando uma formação diferenciada, reflexiva e crítica, o VER-SUS propôs-se a levá-los a conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e a quebrar paradigmas. Neste ano realizamos o VER-SUS/CIES13, assim denominado por se tratar de um projeto regional apoiado logística e financeiramente pela Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES 13) da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ªCRS). Contou ainda com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios visitados durante a vivência: Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. O processo de construção da vivência foi desencadeado por um Plano de Intervenção de acadêmicas que participaram no ano anterior do VER-SUS/UNISC e efetivado pelo Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC). O projeto fundamenta-se no protagonismo estudantil como fomentador de novas formas de aprender a apreender, bem como na cogestão das atividades, incluindo o processo educativo-seletivo, e no método da roda como disparador de discussões. O período da vivência contou com facilitadores que oportunizaram a reflexão a respeito de aspectos nunca antes pensados por alguns dos acadêmicos. A função do facilitador, numa vivência como o VER-SUS é, de fato, fomentar a discussão entre a realidade encontrada nas visitas, a aprendizagem acadêmica e o referencial teórico, bem como facilitar o processo de convivência dos estudantes e estabelecer a relação com os locais a serem visitados. O facilitador tem ainda o papel de ser a referência para os estudantes no que se refere a elaboração dos planos de intervenção desencadeados após a vivência. No que se refere ao processo seletivo, toda a vivência está baseada na multidisciplinaridade, sendo esse o único critério decidido previamente pela comissão gestora do VER-SUS/CIES 13; os demais critérios foram decididos no transcorrer do processo pelos participantes do mesmo, iniciando, dessa forma, a cogestão. Os acadêmicos de outras universidades enviaram cartas de intenção explicitando expectativas e motivações para participar e reflexões a respeito de como sua participação no VER-SUS/CIES 13 alteraria a realidade onde mora-estuda-trabalha. Dessa forma, no início da vivência, estavam selecionados estudantes dos seguintes cursos da UNISC: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Também houveram estudantes do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA; Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ; Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA e Universidade de São Paulo – USP. Esses acadêmicos, após o término da vivência, construíram planos de intervenção a partir do que conheceram. Os planos foram postos em prática em diversos locais e abrangeram as mais diversas realidades. A avaliação aponta que o VER-SUS/CIES 13 possibilitou aos participantes um novo olhar sobre o SUS, desfazendo pré-conceitos e ampliando o conhecer e o refletir. Os acadêmicos retornam às salas de aula com novos posicionamentos, novas perspectivas e novas reflexões e, aos serviços (seja em estágio, seja no trabalho) de modo diferente, pois esta vivência possibilita olhar para o próprio fazer e transformá-lo.

 

 


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