SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
Ao longo dos últimos anos foi notória a evolução das Políticas de Saúde no Brasil, percebida principalmente através da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Paralelamente e não menos importante, observou-se a necessidade de se trabalhar o individuo na perspectiva da integralidade e, consequentemente, a necessidade de constante qualificação profissional para atuar neste Sistema oriundo da Reforma Sanitária e do anseio da população por um novo paradigma social para a assistência à saúde. Tendo em vista está necessidade de qualificação profissional o Ministério da Saúde instituiu através da Portaria nº 1.802, de 26 de agosto de 2008, o Projeto PET-SAÚDE (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), que visa fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia Saúde da Família a fim de qualificar os profissionais da saúde, bem como iniciar o trabalho e vivências dirigidos aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. Este projeto propicia aos estudantes nele inserido a oportunidade da vivência na Estratégia de Saúde da Família, com o intuito de desenvolver novas práticas de atenção e experiências pedagógicas, contribuindo para a reorientação da formação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde. Em Santa Cruz do Sul, o PET-SAÚDE constitui-se em uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Secretária Municipal de Saúde e as Estratégias de Saúde da Família, dentre elas, a ESF Pedreira; na qual atuam três acadêmicas dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia, supervisionadas pela enfermeira da unidade. Como uma das atividades desenvolvidas na ESF pode citar os Grupos de Educação em Saúde e como inovação, acompanhando as iniciativas do Ministério da Saúde, iniciou-se nestes grupos um levantamento a cerca da satisfação dos usuários dos Grupos Diabéticos e Hipertensos com o intuito de avaliar o grau de aceitação dos usuários em relação aos encontros. O estudo foi realizado pelos acadêmicos, integrantes do projeto, entre os meses de junho a outubro de 2010 e contou com a participação de 57 usuários da unidade de saúde. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi um questionário aplicado ao final dos grupos, com uma pergunta aberta que dizia respeito a percepção dos usuários em relação as atividades desenvolvidas, com alternativas a serem marcadas, os quais computaram 45% ótimo, 53% bom, 0% ruim e 2% dos usuários se abstiveram de responder a questão; a segunda pergunta, solicitava que o participante do grupo apresentasse sugestões para melhora do grupo. O resultado obtido com a pesquisa foi uma aprovação de 98% e os comentários obtidos sugerem que os grupos não sejam descontinuados, pois são de extrema importância para orientações e esclarecimento de dúvidas. Para os acadêmicos, os resultados obtidos foram satisfatórios, reforçando a importância dos Grupos de Educação em Saúde e o vínculo com a comunidade; agregando conhecimentos e experiências; ressaltando a importância do trabalho em equipe e a necessidade de mudanças nas diretrizes curriculares, com o intuito de formar profissionais mais preparados para "trabalhar para o SUS".
Palavras-chave : Diretrizes Curriculares; Educação em Saúde; Estratégia de Saúde da Família.
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