PROCESSOS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DE UM AVIÃO RÁDIO CONTROLADO
Resumo
O presente trabalho mostra os estudos de processos e técnicas utilizados para a construção de uma aeronave rádio controlada para a competição SAE Brasil Aerodesign e que deve atender aos requisitos e restrições do regulamento. Tendo como objetivo aprimorar a eficiência estrutural da aeronave, organização e padronização da construção. Para obter bons resultados foi necessário a utilização de materiais leves e resistentes, um processo adequado e boas técnicas construtivas. A aeronave é construída basicamente de alumínio 6351, nylon, materiais compostos, com madeira balsa, fibra de carbono e resina poliéster (ortoftálica), fibra de vidro e resina poliéster (ortoftálica), divinycell h60. Neste ano, o formato da asa foi modificado, anteriormente foi utilizada uma asa semi-trapezoidal bipartida e com perfil Eppler 423, já este ano optamos para utilização de uma asa retangular inteiriça com perfil Selig 1223. Os perfis da asa e da empenagem foram usados divinycell h60 revestida com monokote, que garante um perfil aerodinâmico sem arestas, um bom acabamento superficial atendendo a resistência necessária dos componentes e garantindo leveza e boa eficiência estrutural. A construção é feita a partir da asa, onde é feito um gabarito em escala real em uma mesa plana, que serve como referência para a montagem e fixação dos perfis na longarina, esta tem a função de dar resistência a asa, ela é composta de madeira balsa revestida com fibra de carbono, sendo laminada a vácuo. Os demais componentes como superfícies de comando e toda a empenagem, estabilizador vertical e horizontal, foram feitos de divinycell h60 com diferentes tamanhos. Para garantir o perfeito formato do perfil aerodinâmico, tanto da asa como da empenagem, os bordos de ataque foram chapeados com madeira balsa umedecida para poder moldar ao formato do perfil, já os bordos de fuga foram feitos de divinycell h60, lixados ate adquirirem o formato do perfil da asa. A empenagem foi ligada a fuselagem através de um tubo de fibra de carbono, as partes foram unidas com o auxílio da cola araldite(epóxi). A fuselagem foi realizada da seguinte maneira, primeiro foi feito um molde de MDF da fuselagem, onde foi laminado um composto de madeira balsa, fibra de carbono, divinycell h60 e matriz poliéster(ortoftálica), este composto foi posteriormente rebarbado e revestido com Monokote formando a fuselagem. A bequilha e o trem de pouso são usinados nos laboratórios de engenharia da UNISC com auxílio dos funcionários que é composto de alumínio 6351 e possuem rodas de nylon que são usinadas na MATRYX por terem uma complexidade maior de usinabilidade, estas deslizam sobre o eixo com o auxilio de rolamentos. Foi organizada a construção com o Project que auxilia dando o gráfico de Gantt que diz as tarefas e os responsáveis a cada dia ou semana de acordo com o desejado. Com isso concluímos que a pesquisa e estudo de materiais e processos de construção, garantiram boa eficiência estrutural e acabamento estético, dando leveza e proporcionando um bom desempenho à aeronave pela relação peso/desempenho, eficiência estrutural e a organização de trabalhão aumentando o nível de segurança do avião Kamikase 2011.
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